Algoritmos e Fake News

a importância da formação crítica de graduandos de TI

Autores

  • Roberto Cardoso Freire da Silva Universidade Estácio de Sá (UNESA) https://orcid.org/0000-0001-7481-1568
  • Jaciara de Sá Carvalho Universidade Estácio de Sá (UNESA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1826-1847

Palavras-chave:

tecnologias digitais, sistemas de informação, desinformação, ensino superior, educação problematizadora.

Resumo

Tecnologias digitais conformam sociedades e contribuem com a constituição de compreensões de realidades e relações pelos sujeitos. De forma quase invisível, promovem valores e visões de mundo daqueles que as projetam, desde proprietários de grandes corporações a profissionais iniciantes de TI. A partir deste contexto, este trabalho apresenta uma pesquisa com graduandos de TI, tendo como recorte o fenômeno Fake News e a ampliação do uso de algoritmos computacionais em diversas atividades humanas. O referencial adotado reúne autores da área de tecnologia e de uma perspectiva problematizadora de educação. Os achados de pesquisa sugerem que a formação específica desses futuros profissionais não implica, necessariamente, uma visão complexa das consequências das tecnologias para as sociedades, aproximando-as do senso comum.

Biografia do Autor

Roberto Cardoso Freire da Silva, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. Membro do grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec/CNPq).

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

É doutora e mestre em Educação pela USP.  Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. Líder do grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec/CNPq).

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos