Educação intercultural em Portugal e o silenciamento racial
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e56166Palavras-chave:
educação intercultural, educação das relações étnico-raciais, PortugalResumo
O objetivo desta investigação foi verificar se as políticas interculturais da educação em Portugal promovem um diálogo histórico-cultural positivo para a população negra. Esta análise, assente nos fundamentos teóricos e metodológicos da análise crítica do discurso, diz respeito aos livros do Plano Nacional de Leitura que circularam nas escolas portuguesas entre 2017 e 2018. Para proceder à leitura analítica, foram destacados o contexto de produção dos discursos, a mensagem central e suas relações com a interculturalidade e o público destinatário. O resultado apontou que os livros apresentam uma narrativa ínfima e estereotipada que contribui para despolitizar as desigualdades e relações de poder existentes entre brancos e negros na sociedade portuguesa, revelando que o processo educativo da escolarização das crianças está permeado por uma política que ensina e reafirma o racismo.
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