A Formação de Professores(as) que Atuam na Disciplina Projeto de Vida do Novo Currículo do Ensino Médio em São Luís – MA

Autores

  • Izamoema de Santana Universidade Federal do Maranhão
  • Flavya Soraya Mendes Machado dos Santos Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-7421-2936
  • Maria José Albuquerque Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e57088

Palavras-chave:

formação de professores; projeto de vida; novo Ensino Médio.

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar a relação entre a formação docente e a prática dos(as) professores(as) que atuam com a disciplina Projeto de Vida que faz parte do novo currículo do Ensino Médio no Maranhão. Para tanto, embasa-se em um referencial teórico sobre a Formação Docente, por meio de autores como Imbernón (2011), Pimenta (1997), Tardif (2014), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, quali-quantitativa e exploratória, realizada mediante um formulário on-line (Google Forms), cujos resultados indicam que há uma grande variedade na formação inicial dos docentes que atuam na disciplina e demostram que os(as) participantes se dividem entre os(as) que veem contribuições positivas oriundas de sua formação e os(as) que não encontraram relação entre a disciplina Projeto de Vida e sua formação, baseando sua prática na experiência.

Biografia do Autor

Izamoema de Santana, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Orientação Educacional. Possui Especialização em Gestalt-terapia com ênfase em Psicoterapia. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2013). Com Licenciatura Plena em Química, também, pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2006). Atua como docente na rede pública desde 2006, tendo trabalhado nas esferas municipal e estadual no Piauí. E, atualmente, exerce a docência na Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC-MA).

Flavya Soraya Mendes Machado dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Universidadade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e Pós-graduação na Área de Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Santa Fé (2007). Atualmente é Supervisora Escolar no CE José Giorceli Costa e professora do 3º ano do Ensino Fundamental na UEB Bandeira Tribuzzi. Tem experiência com Educação Profissional, Educação Escolar e Treinamentos. Participante do Grupo de Estudos de Currículo do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica.

Maria José Albuquerque Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) Cursou o Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/ Faculdade de Educação/FAE, sob a supervisão da professora doutora Marlucy Alves Paraíso, no período de 05 de agosto de 2017 à 05 de julho de 2018. Atualmente é estatutária da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente em Currículo, Didática, Estágio Supervisionado e Educação Infantil..Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora Local do Curso de Pedagogia do Programa Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES/UFMA. Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES/UFMA Coordenadora do Grupo de Estudo Currículo da Educação Básica (GPCEB) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica.

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Publicado

2023-09-08

Edição

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Artigos