Formação para a Docência Universitária

um projeto na Pós-Graduação Stricto Sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p845-867

Palavras-chave:

(trans)formação docente, docência universitária, práticas pedagógicas, professor reflexivo

Resumo

Tendo como ponto de partida a questão fulcral onde/como formar o docente para o ensino superior, este artigo objetiva refletir e dialogar sobre duas iniciativas realizadas para encaminhar tal formação docente e documentar o projeto de uma universidade que se propôs assumir o desafio de realizar a formação de professores para o magistério superior através Programa de Mestrado e Doutorado Stricto Sensu. Para tanto, recorre-se à elaboração a posteriori de uma situação de observação participante e às pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa está fundamentada em Martins (1993) Gimeno Sacristán (2000), Masetto (2010, 2018), Freitas (2016), a LDB 9394/96 e documentos como os Currículos de pesquisadores, participantes do projeto estudado, registrados na Plataforma Lattes e dados coletados no site do Grupo de Pesquisa Forpec. Apresenta como resultados as etapas e produções realizadas ao longo da existência deste projeto.

Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

Doutorado em  Psicologia  Educacional  (PUCSP)  e  Livre  Docente  em  Didática  (USP).Professor  Titular  da Pontifícia  Universidade  Católica  de São  Paulo,  onde  mantêm  cursos  de  formação  de  professores  para  o  ensino superior em nível e Pós-Graduação, orientação e supervisão de pesquisas nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação Educação: Currículo. 

Silvana Alves Freitas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.  Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Taubaté. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORPEC - Formação de Professores e Paradigmas Curriculares credenciado no CNPq. 

 

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Publicado

2022-06-29

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Artigos