Concepções avaliativas e formação de professores de educação física

análise de disciplinas em cinco países da América do Sul

Autores

  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Sarni Instituto Superior de Educación Física (ISEF/UDELAR), Uruguay
  • Wagner Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57136

Palavras-chave:

concepções de avaliação, educação física, formação de professores, América do Sul, currículo

Resumo

O artigo analisa os conteúdos prescritos em 10 planos de disciplinas para identificar as concepções de avaliação e formação de professores em Educação Física em cinco países sul-americanos (Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória, baseada na análise documental e no método comparativo. As fontes utilizadas são 10 planos de disciplinas e 50 bibliografias prescritas nesses planos. Os resultados mostram que os planos de disciplinas prescrevem duas categorias de concepções avaliativas: a) construtivista e b) crítica. Conclui-se que os planos de disciplinas levaram em conta diferentes concepções avaliativas, embora a formação seja baseada em teorias construtivistas, e destaca-se a relevância dessas discussões e suas implicações na prática profissional da Educação Física nos países analisados.

Biografia do Autor

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Mariana Sarni, Instituto Superior de Educación Física (ISEF/UDELAR), Uruguay

Doutora em Educação Física pela Universidad Autónoma de Madrid, España. Professora do curso de graduação e pós-graduação em Educação Física do Instituto Superior de Educação Física (ISEF/UDELAR), Uruguai. Diretora da Linha de Investigação Avaliação e Avaliação em Educação Física. Bolsista ANNI- Nivel iniciación.

Wagner Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil. Professor do curso de licenciatura em Educação Física e dos programas de pós-graduação em Educação e Educação Física (UFES). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES). Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq - Nível 2.

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Publicado

2024-08-01

Edição

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Artigos