Concepções avaliativas e formação de professores de educação física
análise de disciplinas em cinco países da América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57136Palavras-chave:
concepções de avaliação, educação física, formação de professores, América do Sul, currículoResumo
O artigo analisa os conteúdos prescritos em 10 planos de disciplinas para identificar as concepções de avaliação e formação de professores em Educação Física em cinco países sul-americanos (Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória, baseada na análise documental e no método comparativo. As fontes utilizadas são 10 planos de disciplinas e 50 bibliografias prescritas nesses planos. Os resultados mostram que os planos de disciplinas prescrevem duas categorias de concepções avaliativas: a) construtivista e b) crítica. Conclui-se que os planos de disciplinas levaram em conta diferentes concepções avaliativas, embora a formação seja baseada em teorias construtivistas, e destaca-se a relevância dessas discussões e suas implicações na prática profissional da Educação Física nos países analisados.
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