O desenvolvimento do Pensamento Computacional Apoiado pelo Debate de Teses
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57218Palavras-chave:
pensamento computacional, debate de teses, arquiteturas pedagógicasResumo
O desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional é um facilitador na resolução de problemas. Um estudo envolvendo pensamento computacional e arquitetura pedagógica foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio Técnico para verificar se usaram os pilares do pensamento computacional nas interações do software do Debate de Teses. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, a partir de uma oficina com sete encontros síncronos e assíncronos. A análise do conteúdo ocorreu a partir das interações no software do Debate de Teses. A pesquisa observou indícios do uso do pensamento computacional na composição dos textos escritos desde a argumentação inicial até sua versão final. Os resultados sinalizaram que a utilização do Debate de Teses tem potencial para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional de forma interdisciplinar.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATESON, Gregory. Verso un’ecologia della mente. New York: Adelphi, 2000.
BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Porto Alegre: UFRGS, 2017.
BRASIL. Lei n.º 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Política Nacional de Educação Digital. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-14.533-de-11-de-janeiro-de-2023-457334986. Acesso em: 15 jan. 2023.
CANSU, Sibel Kılıçarslan; CANSU, Fatih Kürşat. An overview of computational thinking. International Journal of Computer Science Education in Schools, v. 3, n. 1, Apr. 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1214682.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.
DENNING, Peter James. Pontos problemáticos restantes com o pensamento computacional. Comunicações da ACM, v. 60, n. 6, p. 33-39, 2017. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/584248302/Computational-Thinking-Peter-J-Denning-Matti-Tedre-Z-lib-org-1. Acesso em: 15 jan. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.
GUARDA, Graziela Ferreira; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. Dimensões do pensamento computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 31, 2020, on-line. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 1463-1472, 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/issue/view/658. Acesso em: 15 jan. 2023.
HEMMENDINGER, David. A Plea for Modesty. ACM Inroads, v. 1, n. 2, Jun. 2010. Disponível em: https://inroads.acm.org/article.cfm?aid=1805725. Acesso em: 15 jan. 2023.
JACKSON, Norman. Lifewide learning, education & personal development. The concept of, 2013.
KULES, Bill. Computational thinking is critical thinking: Connecting to university discourse, goals, and learning outcomes. Proceedings of the Association for Information Science and Technology, v. 53, n. 1, p. 1-6, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/312334690_Computational_thinking_is_critical_thinking_Connecting_to_university_discourse_goals_and_learning_outcomes. Acesso em: 15 jan. 2023.
NEVADO, Rosane Aragón; MENEZES, Crediné Silva; VIEIRA JÚNIOR, Ramon Rosa Maia. Debate de teses – uma arquitetura pedagógica. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, 2012. Anais... 2012.
PEREIRA, Andrea; SILVA, Francisco Xavier da; MÜLLER, Míriam Garcia; LIMA, Rafaela de Araújo Sampaio; JACAÚNA, Ricardo Daniell Prestes; MENEZES, Crediné Silva. Arquitetura pedagógica debate de teses: critérios para seleção de teses. Renote, v. 19, n. 2, p. 516-525, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br//renote/article/view/121375. Acesso em: 15 jan. 2023.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Trad. Marion Merlone dos Santos Penna. Rio de Janeiro: Zahar, (1975) 1976.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbe. La psychologia de l’enfant. Paris: Presses Universitaires de France, 1966.
RIBEIRO, Claudiane Figueiredo; LEHMANN, Lúcia de Mello e Souza. O ensino profissional e indicadores de altas habilidades. In: LIMA, Neuza Rejane Wille; DELOU, Cristina Maria Carvalho. Pontos de vista em diversidade e inclusão. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão, 2016. p. 21-27.
SILVA, Francisco Xavier; MÜLLER, Miriam Garcia; LIMA, Rafaela de Araújo Sampaio; JACAÚNA, Ricardo Daniell Prestes; PEREIRA, Andrea; MENEZES, Crediné Silva. Evaluation of the knowledge construction process in the application of the pedagogical architecture “Debate of Thesis”. In: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO). IEEE, p. 310-317, 2021. Anais... Arequipa, Peru, 2021.
WING, Jeannette Marie. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.