O desenvolvimento do Pensamento Computacional Apoiado pelo Debate de Teses

Autores

  • Claudiane Figueiredo Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0003-1130-0036
  • Francisco Xavier da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0001-7028-7623
  • Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Crediné Silva de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57218

Palavras-chave:

pensamento computacional, debate de teses, arquiteturas pedagógicas

Resumo

O desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional é um facilitador na resolução de problemas. Um estudo envolvendo pensamento computacional e arquitetura pedagógica foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio Técnico para verificar se usaram os pilares do pensamento computacional nas interações do software do Debate de Teses. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, a partir de uma oficina com sete encontros síncronos e assíncronos. A análise do conteúdo ocorreu a partir das interações no software do Debate de Teses. A pesquisa observou indícios do uso do pensamento computacional na composição dos textos escritos desde a argumentação inicial até sua versão final. Os resultados sinalizaram que a utilização do Debate de Teses tem potencial para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional de forma interdisciplinar.  

Biografia do Autor

Claudiane Figueiredo Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciências, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn-UFF); Mestre em Diversidade e Inclusão(CMPDI- UFF) Universidade Federal Fluminense; Especialista em Educação Especial pela (UNIRIO) Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pós-graduada em Orientação Educacional e Pedagógica pela Cândido Mendes; Especialista em Ensino de Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduada em Letras (Português/ Literatura) pela Universidade Salgado de Oliveira; Lecionou para o primeiro segmento do Ensino Fundamental pelas redes de ensino municipal de Tanguá (2002 a 2011) e Silva Jardim (2005- 2012), tendo cursado Formação de Professores na rede estadual do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora concursada na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) onde coordena e ministra cursos na área de inclusão, assim como atende aos alunos com necessidades específicas; e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) como professora de Língua Portuguesa, Literatura brasileira e produção textual; Também ministra palestras de formação para docentes; atendimento especializado domiciliar. Principais áreas de interesse: Educação Inclusiva, Altas Habilidades/ Surperdotação, juventude, educação de jovens e adultos e o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa.

Francisco Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor de Informática e Rede de computadores do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Coxim. Doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) do Programa de Pós- graduação de Informática na Educação (PPGIE).

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em processamento de dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987). Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/Sistemas (1995) e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Fui professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013. Fui Editor-chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685). Fui orientador convidado no programa de mestrado em TIC da Universidade Tecnológica do Panamá na área de engenharia de software.
Professor Visitante de abril de 2013 a novembro de 2013 no DCC-UFMG. Orientador no programa de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão. Orientador no programa de doutoramento em Ciências, Tecnologias e Inclusão. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: frameworks, padrões de projeto, educação a distância, informática na educação, diversidade e inclusão.

Crediné Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado (Engenharia de Software) e doutorado (Inteligência Artificial) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-doutoramento no Programa de Doutorado em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor Universitário, atuando em Universidades Federais, desde 1977, tendo trabalhado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação sendo o atual coordenador do Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia: modalidade a distância. Atua como docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Espírito Santo e tem participado de coorientações nos Programas de Doutorado em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) e de Doutorado em Informática na Universidade Federal do Amazonas (PPGI-UFAM). Seus interesses de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: ambientes inteligentes para apoio à aprendizagem, computadores e educação, internet e educação, objetos digitais para aprendizagem interacionista, arquiteturas pedagógicas, formação de professores para uso pedagógico das Tecnologias Digitais, Educação a Distância mediada por redes digitais e Ecologia da Aprendizagem na Cultura Digital.

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Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos