Mapeamento de recursos digitais utilizados com a linguagem musical no ensino fundamental

uma revisão integrativa no contexto internacional

Autores

  • Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira Carvalho Prefeitura de Maracanaú – Ceará
  • Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará
  • Edgar Marçal de Barros Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57270

Palavras-chave:

TDIC, música, softwares, aplicativos, currículo

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral efetivar um mapeamento de recursos digitais, seja na forma de softwares e/ou de aplicativos, utilizados com a linguagem musical, contribuindo para o estado da arte. A pesquisa parte da seguinte pergunta principal: O que se investiga sobre o uso de recursos digitais com a linguagem musical na etapa equivalente ao Ensino Fundamental da Educação Básica, em um contexto internacional, no período de 2017 a 2020? A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura do tipo integrativa que envolveu a análise de 22 artigos internacionais, os quais foram categorizados em função de cinco áreas temáticas. Em síntese, os resultados apresentaram uma variedade de recursos digitais que contribuem para a aprendizagem da linguagem musical; contudo, a maioria dos estudos apontou o despreparo dos professores no tocante ao manuseio das tecnologias.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira Carvalho, Prefeitura de Maracanaú – Ceará

Mestra em Tecnologia Educacional pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (PPGTE). Professora Efetiva da Prefeitura de Maracanaú – Ceará.

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com Pós- doutorado em Educação pela University of California. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC). Pós-doutora em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB) com foco em Etnografia Interacional e Análise do Discurso, tendo sido bolsista CAPES-Fulbright no período de 2015-2016. 

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Dr. Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Instituto Universidade Virtual. 

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Publicado

2024-11-19

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Seção

Artigos