Mapeamento de recursos digitais utilizados com a linguagem musical no ensino fundamental
uma revisão integrativa no contexto internacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57270Palavras-chave:
TDIC, música, softwares, aplicativos, currículoResumo
Este artigo teve como objetivo geral efetivar um mapeamento de recursos digitais, seja na forma de softwares e/ou de aplicativos, utilizados com a linguagem musical, contribuindo para o estado da arte. A pesquisa parte da seguinte pergunta principal: O que se investiga sobre o uso de recursos digitais com a linguagem musical na etapa equivalente ao Ensino Fundamental da Educação Básica, em um contexto internacional, no período de 2017 a 2020? A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura do tipo integrativa que envolveu a análise de 22 artigos internacionais, os quais foram categorizados em função de cinco áreas temáticas. Em síntese, os resultados apresentaram uma variedade de recursos digitais que contribuem para a aprendizagem da linguagem musical; contudo, a maioria dos estudos apontou o despreparo dos professores no tocante ao manuseio das tecnologias.
Referências
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 29 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 maio 2016a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 21 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.
CANTÃO, Felipe Novaes. Iniciação ao piano com suporte de novas tecnologias: uma análise preliminar do aplicativo maestro. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 14., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: [s.n.], 2018. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/nd2018/regnd/paper/view/2913/1604. Acesso em: 3 abr. 2021.
DOWNTON, Michael P. “Why Ask Why? Questions to elicit reasoned intuitive responses in an elementary music program”. Contributions to Music Education, v. 43, p. 95-175, 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1183787. Acesso em: 2 abr. 2021.
FERNANDES, Sandra Gomes, COUTINHO, Clara Pereira. Tecnologias no ensino da música: revisão integrativa de investigações realizadas no Brasil e em Portugal. Revista Educação, Formação & Tecnologias, n. 2, p. 94-109, 2014. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/393. Acesso em: 31 mar. 2021.
GERMEROTH, Carrie; KELLEMAN, Becky; SPARTZ Jeremy. Lyrics2Learn: teaching fluency through music and technology. Education Sciences, v. 8, n. 91, p. 1-18, 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=Lyrics2Learn%3a+Teaching+Fluency+through+Music+and+Technology&id=EJ1200071. Acesso em: 3 abr. 2021.
GOHN, Daniel Marcondes. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. 2002. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical à distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão. 2010. 190 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13042010-225230/publico/TESE.pdf. Acesso em: 2 abr. 2021.
JULIA, J.; HAKIM, Arif; FADLILAH, Afi. Shifting primary school teachers understanding of songs teaching methods: an action research study in Indonesia. International Journal of Education and Practice, v. 7, n. 3, p. 67-158, 2019. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/pkp/ijoeap/2019p158-167.html. Acesso em: 2 abr. 2021.
SILVA, I. F. da. e TRINDADE B. G. P. “Tecnologia Digital No Ensino de Música: Revisão de Literatura”. E-Book Do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais Na Educação. São Luis. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/43199334/Tecnologia_Digital_no_Ensino_de_M%C3%BAsica_Revis%C3%A3o_de_Literatura. Acesso em: 31 mar. 2021.
THORNTON, Linda; CULP, Mara E. Instrumental opportunities: music for ‘all’. Update: Applications of Research in Music Education, v. 38, n. 3, p. 48-57, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/8755123320907140. Acesso em: 2 abr. 2021.
VENÂNCIO, Antônio Ely Pinho. Processos comunicativos com o uso de TDICS sob uma perspectiva semiótica. CIET: EnPED, [S.l.], maio 2018. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/338>. Acesso em: 30 maio 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.