Currículo e interdisciplinaridade na Amazônia brasileira
aanálise do documento curricular do estado do Pará à luz da Teoria da Complexidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59446Palavras-chave:
Amazônia, currículo, complexidade, Educação Básica, interdisciplinaridadeResumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma análise do currículo prescrito do estado do Pará configurado pelo Documento Curricular do Estado do Pará – etapa Ensino Médio (DCEPA-EM). O recorte objetivou investigar como é vista a complexidade na qualidade de fundamentação teórica na proposta do DCEPA-EM. Parte-se de uma concepção interdisciplinar, que se apresenta como um dos princípios curriculares norteadores da Educação Básica do estado, articulada à contextualização no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o artigo resulta de uma análise documental postulada na técnica de análise de conteúdo de Bardin e ancorada epistemologicamente na Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Os resultados apontam dissonância na proposta, pois não ela consegue abarcar a multidimensionalidade de saberes necessários à contextualização dos saberes, distanciando-se de uma perspectiva complexa de educação.
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