Currículo e interdisciplinaridade na Amazônia brasileira

aanálise do documento curricular do estado do Pará à luz da Teoria da Complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59446

Palavras-chave:

Amazônia, currículo, complexidade, Educação Básica, interdisciplinaridade

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma análise do currículo prescrito do estado do Pará configurado pelo Documento Curricular do Estado do Pará – etapa Ensino Médio (DCEPA-EM). O recorte objetivou investigar como é vista a complexidade na qualidade de fundamentação teórica na proposta do DCEPA-EM. Parte-se de uma concepção interdisciplinar, que se apresenta como um dos princípios curriculares norteadores da Educação Básica do estado, articulada à contextualização no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o artigo resulta de uma análise documental postulada na técnica de análise de conteúdo de Bardin e ancorada epistemologicamente na Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Os resultados apontam dissonância na proposta, pois não ela consegue abarcar a multidimensionalidade de saberes necessários à contextualização dos saberes, distanciando-se de uma perspectiva complexa de educação.

Biografia do Autor

Suellen Ferreira Barbosa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA).  Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará (IFPA), campus Itaituba.

Fabiana Sena da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

 Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc-PA).

Marcio Antonio Raiol dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

 Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica (NEB UFPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (GPRAPE).

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Publicado

2023-11-30

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Artigos