Educação Ambiental crítica e conflitos ambientais

reflexões à luz da América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59508

Palavras-chave:

colonialidade do poder, educação ambiental crítica, interdisciplinar

Resumo

O texto aborda a relação entre educação ambiental, em uma perspectiva teórico-crítica e os conflitos ambientais na América Latina, trazendo aportes teóricos à prática emancipatória/libertadora, interdisciplinar e antissistêmica. Na introdução, perpassa o debate sobre a educação, pensada como processo ontológico e que dialeticamente determina o metabolismo sociedade-natureza. Na sequência, desenvolve a categoria conflitos ambientais, como uma exigência do modo de produção capitalista, cujo elemento integra o processo de destruição da natureza, onde tais aspectos dos conflitos ambientais são refletidos no horizonte do processo de colonialidade do poder. Ao fim, expõe como as lutas sociais dos trabalhadores, povos originários e povos tradicionais são constituídas com vistas à libertação/emancipação, explicitando a contribuição da educação ambiental crítica nessas lutas emancipatórias.

Biografia do Autor

César Augusto Costa, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Sociólogo. Pós-Doutor em Direito e Justiça Social/FURG. Professor do PPG em Política Social e Direitos Humanos/UCPEL. Líder do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPEL). Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ).

Carlos Frederico Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Serviço Social (UFRJ). Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRJ). Coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ).

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Publicado

2024-12-13

Edição

Seção

Artigos