Significação memorialística em dois tempos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59528Palavras-chave:
memoriais de formação, escrita autobiográfica, escrita de siResumo
Este artigo analisa o processo de escrita de um memorial acadêmico (para fim de promoção na carreira), a partir de um registro em dois tempos. Para tanto, utiliza-se da hermenêutica ricoeuriana, sugerindo recortes entre a identidade-idem (mesmidade) e identidade-ipse (ipseidade). O artigo está estruturado entre o tempo que recobre o significado desta construção narrativa a partir das experiências-recordações da autora do texto e o tempo que recobre as significações da avaliação, a partir da narrativa de quem o leu e o avaliou. Este esforço de compreensão entre o si e o outro não deixa de estar atravessado pela busca de reconhecimento, refletido em um processo de docimologia entre os pares. É neste jogo de reconhecimento mútuo que escrevemos em dois tempos, sabendo que o indivíduo nada é, enquanto o é para si só.
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