Significado dos memoriales en dos tiempos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59528

Palabras clave:

memoriales de entrenamiento, escritura autobiográfica, escribiéndote a ti mismo

Resumen

Este artículo analiza el proceso de redacción de un memorial académico (con fines de promoción profesional), a partir de un registro en dos etapas. Para ello, utiliza la hermenéutica ricoeuriana, sugiriendo cortes entre la ídem-identidad (mismidad) y la ipse-identidad (ipseidad). El artículo se estructura entre el tiempo que recorre el sentido de esta construcción narrativa a partir de las vivencias-recuerdos del autor del texto y el tiempo que recorre los sentidos de la evaluación, a partir del relato de quienes lo leen y evalúan. Este esfuerzo por comprenderse a sí mismo y al otro no deja de ser atravesado por la búsqueda de reconocimiento, reflejado en un proceso de docimología entre pares. Es en este juego de reconocimiento mutuo que escribimos en dos momentos, sabiendo que el individuo no es nada, mientras que es para sí mismo.  

Biografía del autor/a

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola, do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares e do LapenSI - Laboratório de Experiências em Formação e Narrativas de Si. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Docência (Profissional) e Conhecimento e Inclusão social (Acadêmico), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de Sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre- FaE UFMG) para o biênio 2021-2023.

 

 

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel e Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFSM). Mestre em Educação (UFRGS) e Doutora em Ciências Humanas -  Educação (UFRGS). Pesquisadora Senior do CNPq. Integra o Quadro Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Supervisiona Pós-Doutorado e orienta Doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa “Profissionalização Docente e Identidade – Narrativas em Primeira Pessoa” – GRUPRODOCI/CNPq/UFPel, Tem diversas publicações no país e no exterior. Foi idealizadora e presidente do I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Poto Alegre, RS, Brasil, de 08 a 11 de setembro de 2004.

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Publicado

2023-10-31

Número

Sección

Artigos