Two-time memorialistic significance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59528

Keywords:

training memorials, autobiographical writing, writing yourself

Abstract

This article analyzes the process of writing an academic memorial (for the purpose of career advancement), from a two-stage record. For that, it uses the ricoeurian hermeneutics, suggesting cuts between the idem-identity (sameness) and ipse-identity (ipseity). The article is structured between the time that covers the meaning of this narrative construction from the experiences-memories of the author of the text and the time that covers the meanings of the evaluation, from the narrative of those who read and evaluated it. This effort to understand the self and the other does not stop being crossed by the search for recognition, reflected in a process of docimology among peers. It is in this game of mutual recognition that we write in two moments, knowing that the individual is nothing, while he is for himself.

Author Biographies

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola, do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares e do LapenSI - Laboratório de Experiências em Formação e Narrativas de Si. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Docência (Profissional) e Conhecimento e Inclusão social (Acadêmico), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de Sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre- FaE UFMG) para o biênio 2021-2023.

 

 

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel e Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFSM). Mestre em Educação (UFRGS) e Doutora em Ciências Humanas -  Educação (UFRGS). Pesquisadora Senior do CNPq. Integra o Quadro Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Supervisiona Pós-Doutorado e orienta Doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa “Profissionalização Docente e Identidade – Narrativas em Primeira Pessoa” – GRUPRODOCI/CNPq/UFPel, Tem diversas publicações no país e no exterior. Foi idealizadora e presidente do I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Poto Alegre, RS, Brasil, de 08 a 11 de setembro de 2004.

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Published

2023-10-31

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Section

Artigos