Psicólogas/os para atender demandas
a formação para o SUS em projetos pedagógicos de instituições privadas de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59602Palavras-chave:
psicologia, SUS, projetos pedagógicosResumo
A pesquisa discute sobre a formação de psicólogas/os para o Sistema Único de Saúde (SUS) por parte de instituições privadas de ensino superior em Pernambuco. O material da investigação é constituído por Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de cinco instituições da Região Metropolitana do Recife. A Análise Crítica do Discurso fundamenta o trabalho analítico dos Projetos que envolveu: identificação de trechos dos PPC a partir das palavras SUS, sistema, saúde, políticas; ordenamento dos trechos conforme critérios analíticos; discussão. A formação em Psicologia é marcada pela lógica de mercado, inclusive com compromisso de atender demandas. Discute-se a presença da ideologia neoliberal na formação, segundo a qual a saúde é uma mercadoria e não um direito fundamental.
Referências
Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
Benevides, Regina A Psicologia e o sistema único de saúde: quais interfaces? Psicologia & Sociedade; v. 17 n. 2, p. 21-25, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822005000200004. Acesso em: 29 set. 2022.
Bernardes, Jefferson de Souza. A formação em Psicologia após 50 anos do Primeiro Currículo Nacional da Psicologia: alguns desafios atuais. Psicol. cienc prof. V.32, n. esp, p. 216-231, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000500016. Acesso em: 29 set. 2022.
Boing, Elisangela e Crepaldi, Maria Aparecida, Reflexões Epistemológicas sobre o SUS e Atuação do Psicólogo. Psicologia: ciência e profissão, v. 34 n. 3 p. 745-760, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703001052013. Acesso em: 29 set. 2022.
Brasil. Ministério da Educação. Sistema e-MEC: instituições de educação superior e cursos cadastrados, 2014. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 05 fev. 2020.
Brasil, Ministério da Educação. Resolução n º5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN52011.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.
Brasil. Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis /1950-1969/L4119.htm. Acesso em: 22 mar. 2020.
Ferreira, Clarice Regina Catelan; Facci, Marilda Gonçalves Dias. A atuação da Psicologia em contextos de pobreza: algumas contribuições de Martin-Baró. Revista Psicologia para América Latina. n.33, p. 67-77, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2020000100008 Acesso em: 29 set. 2022.
Ferreira Neto, João Leite. Psicologia, políticas públicas e o SUS. São Paulo: Escuta; Belo Horizonte: Fapemig, 2011.
Ferreira Neto, João Leite. A formação do psicólogo. Clínica Social e Mercado. São Paulo: Escuta; Belo Horizonte: Fumec/FCH, 2004.
Galindo, Wedna Cristina Marinho; Francisco, Ana Lúcia; Rios, Luís Felipe. A instrução e a relação como modos de aconselhamento em HIV/Aids. Temas em Psicologia, v. 21, n. 3, p. 989-1004, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n3/v21n3a14.pdf . Acesso em: 29 set. 2022.
Lisboa, Felipe Stephan; Barbosa, Altemir José Gonçalves. Formação em Psicologia no Brasil: Um Perfil dos Cursos de graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 718-737, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400006. Acesso em: 29 set. 2022.
Lopes, Mayara Gonçalves Pires; Braga, Kleber Souza; Galindo, Wedna Cristina Marinho. Formação para o SUS em Cursos de Psicologia de Instituições de Ensino Superior Públicas de Pernambuco. Psicologia em Revista, v. 28, n. 2, 2022 (no prelo).
Martín-Baró, Ignácio. O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia v. 2, n. 1, 1996, p. 7-27.
Mello, Raquel Antunes de, e Teo, Carla Rosane Paz Arruda. Psicologia: Entre Atuação e a Formação para o Sistema Único de Saúde. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, p.1-16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003186511 . Acesso em: 29 set. 2022.
Nogueira, Conceição. A análise do discurso. In: Almeida, Leandro; Fernandes, Eugénia (Edts), Métodos e técnicas de avaliação: novos contributos para a prática e investigação. Braga: CEEP, 2001. p. 15-47.
Pitombeira, Delane Felinto, Xavier, Alessandra Silva, Barroso, Raimunda Eliana Cordeiro e Oliveira, Pedro Renan Santos de. Psicologia e a Formação para a Saúde: Experiências Formativas e Transformações Curriculares em Debate. Psicologia: ciência e profissão, v. 36, n. 2, p. 280-291, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703001722014 . Acesso em: 29 set. 2022.
Silva, Rafael Bianchi, Carvalhares, Flávia Fernandes de. Psicologia e Políticas Públicas: impasses e reinvenções. Psicologia & Sociedade, v. 28, n. 2, p. 247-256, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-03102016v28n2p247. Acesso em: 29 set. 2022.
Yamamoto, Oswaldo Hajime, e Oliveira, Isabel Fernandes de. Política Social e Psicologia: uma trajetória de 25 anos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. esp., p. 9-24, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500002. Acesso em: 29 set 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.