Utopias Concretas para Renovar Esperanças Democráticas

Entrevista com a Professora Amabília Almeida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1904-1923

Palavras-chave:

democracia, memórias, justiça curricular, resistências, direito à educação.

Resumo

A realização desta entrevista integrou as atividades do projeto (2020-2022) do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC), coordenado pela Professora Branca Jurema Ponce do Programa de Educação: Currículo, da Faculdade de Educação da PUC-SP. Um dos objetivos do projeto consiste em registrar experiências históricas de educação escolar, assim como práticas curriculares atuais que revelem avanços democráticos. A história de Amabília Almeida é testemunho da ação feminista rebelde contra o patriarcado, da resistência política contra o autoritarismo e do ativismo docente pela garantia do direito à educação. Com mais esta publicação, reafirma-se a essência utópica das produções acadêmicas ancoradas no conceito de justiça curricular. Histórias como essas permitem afirmar a impossibilidade de silenciar experiências emancipatórias, e elas sobrevivem nas memórias, nos sonhos, nas resistências.

Biografia do Autor

Branca Jurema Ponce, PUC-SP

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Mestra e Doutora em Educação pela PUCSP, onde é, desde 2004, Professora Titular. Vice-Reitora na gestão 2000-2004. Foi membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUCSP de 2009 à 2019. Membro do Comitê Organizador do evento internacional Web Currículo 2015; 2017; 2019. Membro do Comitê Editorial da Revista e-Curriculum. Membro do Comitê Assessor da Coleção Educação/ Fundação Carlos Chagas. Consultora/Parecerista do CNPq. Parecerista de diversas revistas científicas. Líder de Pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) cadastrado no CNPq.

Thais Almeida Costa, PUC-SP

Doutoranda em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica SP, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), especialista em Educação Infantil pela UNI BH e possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2000) . Atualmente é Formadora do ICEP (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa), consultora e professora universitária. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, aprendizagem, formação de professores, assessoria pedagógica, currículo, convivência ética na escola.

Referências

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Entrevistas