Acessibilidade curricular para a educação inclusiva
estratégias pedagógicas no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59624Palavras-chave:
acessibilidade curricular, educação inclusiva, governamentalidade, biopolítica, normalizaçãoResumo
Este artigo trata sobre acessibilidade curricular para promoção da educação inclusiva e estratégias pedagógicas para sua efetivação. O estudo realizou entrevista semiestruturada com 11 professores de sala de aula comum e de AEE em três escolas públicas de Novo Hamburgo (RS) com objetivo de analisar estratégias pedagógicas para acessibilidade curricular, identificando especificidades. O referencial teórico baseia-se nas noções foucaultianas de governamentalidade, biopolítica e normalização na regulação de sujeitos e instituições inclusivas. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, considerando práticas relacionadas a grupos sociais de difícil generalização. Organizam-se os resultados em três tópicos: articulação entre sala de aula comum e serviço de apoio AEE; acessibilidade curricular, a perspectiva docente e especificidades presentes nas práticas pedagógicas para a inclusão.
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