Entre cartas
considerações sobre currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59631Palavras-chave:
cartas, currículo, filosofia da diferençaResumo
Tomando como inspiração a filosofia da diferença, de Deleuze e Guattari, para pensar no currículo, experimentou-se o procedimento epistolar. Para tanto, neste artigo, pesquisadores/professores trocam cartas, questionando-se: o que temos produzido de nós mesmos com o currículo? A carta I traz uma composição de articulações entre uma cooperativa e uma escola, criando conexões entre as linhas rizomáticas do currículo e o cotidiano escolar, dos saberes de catadores e professores; na carta II, imagens são produzidas a partir do cotidiano escolar, atravessado pelo dentro/fora da escola; a carta III percorre lugares que produzem forças dionisíacas para pensar o currículo e suas articulações com a besteira da utilidade. Por fim, buscou-se pensar nas cartas e seus encontros como uma possibilidade de escrever outro lugar para o currículo, combatendo a rigidez, propondo alianças sem hierarquias.
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