Entre cartas

considerações sobre currículo escolar

Autores

  • Carlos Augusto Silva e Silva Instituto Federal de Rondônia e Universidade Federal de Rondônia
  • Tatiana dos Santos Costa Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0003-4449-9600
  • Franciele Pereira dos Santos Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0003-3917-2996
  • Rafael Christofoletti Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59631

Palavras-chave:

cartas, currículo, filosofia da diferença

Resumo

Tomando como inspiração a filosofia da diferença, de Deleuze e Guattari, para pensar no currículo, experimentou-se o procedimento epistolar. Para tanto, neste artigo, pesquisadores/professores trocam cartas, questionando-se: o que temos produzido de nós mesmos com o currículo? A carta I traz uma composição de articulações entre uma cooperativa e uma escola, criando conexões entre as linhas rizomáticas do currículo e o cotidiano escolar, dos saberes de catadores e professores; na carta II, imagens são produzidas a partir do cotidiano escolar, atravessado pelo dentro/fora da escola; a carta III percorre lugares que produzem forças dionisíacas para pensar o currículo e suas articulações com a besteira da utilidade. Por fim, buscou-se pensar nas cartas e seus encontros como uma possibilidade de escrever outro lugar para o currículo, combatendo a rigidez, propondo alianças sem hierarquias.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Silva e Silva, Instituto Federal de Rondônia e Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará (PPGCM-IEMCI/UFPA), Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (UNINTER) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é pesquisador do grupo de pesquisa - "Conversações: Filosofia, Educação e Arte, cadastrado na UFPA e no CNPq, do grupo DIPSA - Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia (UNIR) e Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia - GETEA /IFRO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Ciência, Arte/educação e Filosofia da Diferença na Educação.

Tatiana dos Santos Costa, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em Ciências Biológicas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP), Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Rolim de Moura, RO, Brasil. 

Franciele Pereira dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em Pedagogia (Faculdade de Rondônia - FARO) e Bacharel em Psicologia (Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA), Docente na Rede Municipal de Porto Velho (SEMED - PVH) Porto Velho-RO, Brasil. 

Rafael Christofoletti, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela UNESP. Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho- RO.

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Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigos