Criações curriculares com narrativas em podcast nas pesquisas com os cotidianos

Autores

  • Maristela Petry Cerdeira Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-1588-0149
  • Roberta Guimarães Teixeira Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) / CEDERJ-UNIRIO / Prefeitura Municipal de Nilópolis (Secretaria de Educação)
  • Maria do Carmo de Morais Mata Rodrigues Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME) / CEDERJ-UERJ / Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-3170-0953
  • Rebeca Brandão Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://orcid.org/0000-0003-3739-8246

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59636

Palavras-chave:

narrativas, cotidianos, conversas, podcasts

Resumo

A produção de narrativas trazidas em conversas durante encontros virtuais com 'docentesdiscentes' nos períodos da pandemia e pós-Covid-19 possibilitou criar currículos, a partir das redes educativas que formamos e pelas quais somos formados. Ao narrar a vida e literaturizar a ciência, em vivências de ‘práticasteorias' com podcasts, via ambientes virtuais, criou-se um acervo de áudios com produções sensíveis, em um período de extrema necessidade de escuta, acolhimento e afetividade. Defendemos em nossas pesquisas que, nas conversas, currículos são fabulados nos cotidianos da pesquisa, narrativas e escutas se entrelaçam para novas criações. Neste artigo, vamos narrar essa história com a intercessão de Alves, Cavarero, Certeau, Deleuze, Ferraço e muitas outras vozes com as quais conversamos e que nos ajudam a fabular a criação de 'conhecimentossignificações'.

Biografia do Autor

Maristela Petry Cerdeira, Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Proped/UERJ sob a orientação da professora Nilda Alves. Mestra em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora de Geografia da Educação Básica.

Roberta Guimarães Teixeira, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) / CEDERJ-UNIRIO / Prefeitura Municipal de Nilópolis (Secretaria de Educação)

Doutoranda em Educação - Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pedagoga concursada da Secretaria Municipal de Educação de Nilópolis/RJ. Professora-tutora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO (LIPEAD/ UNIRIO).

Maria do Carmo de Morais Mata Rodrigues, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME) / CEDERJ-UERJ / Universidade Federal Fluminense

Doutora e Mestra em Educação – ProPEd UERJ. Filiada ao grupo de pesquisa Cotidianos, currículos, imagens e sons coordenado pela professora Nilda Alves – UERJ e professora dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Rebeca Brandão, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação (ProPEd, UERJ, 2018) e professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-03-28

Edição

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Artigos