Artesanias narrativas

conversas entre currículo e formação docente

Autores

  • Graça Regina Franco da Silva Reis Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marina Santos Nunes de Campos Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59638

Palavras-chave:

formação docente; pesquisa narrativa; criação curricular; autoformação

Resumo

O presente texto objetiva apresentar pesquisa realizada no contexto de uma extensão universitária voltada para pensar os modos pelos quais docentes tecem saberes próprios na/da profissão, criando currículos cotidianamente. Reconhece a indissociabilidade dos procedimentos metodológicosteóricospolíticos e, para isso, faz uso de referenciais das pesquisas nosdoscom os cotidianos e da pesquisa narrativa, pensando essas narrativas como processos artesanais. As considerações provisórias apontam que as narrativas docentes, ao serem documentadas e divulgadas, além de oportunizarem a autoformação de quem as vive, podem oferecer subsídios para a formação docente e para a formulação de políticas educacionais voltadas para a formação de professores.

Biografia do Autor

Graça Regina Franco da Silva Reis, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação pelo ProPED/UERJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: curriculo, cotidiano escolar, formação de professores e pesquisa (auto)biográfica. É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão "Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades"no CAp/UFRJ e Co-coordenadora do Curso de Extensão Conversas entre Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que ocorre no CAp/UFRJ.

Marina Santos Nunes de Campos, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Atualmente é carreira de magistério do ensino básico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ALVES, Nilda. Contar o passado, analisar o presente e sonhar o futuro. In: ALVES, Nilda Guimarães; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 07-12.

ALVES, Nilda. Nós somos o que contamos: a narrativa de si como prática de formação. Salto para o futuro, Histórias de Vida e Formação de Professores, boletim n. 01, mar. 2007.

ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; GARCIA, Alexandra. Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

GARCIA, Alexandra. O encontro nos processos formativos: questões para pensar a pesquisa e a formação docente com as escolas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., Florianópolis, 2015. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 04 a 08 de outubro de 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt13-4497.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format= pdf&lang=p. Acesso em: 18 out. 2022.

MILLS, CharlesWright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

REIS, Graça Regina Franco da Silva. Por uma outra Epistemologia de Formação: conversas sobre um projeto de formação de professoras no município de Queimados. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

REIS, Graça Regina Franco da Silva; VILELA, Mariana Lima; MACIEL, Carla Mendes. Entre tradições e invenções. In: REIS, Graça Regina Franco da Silva; VILELA, Mariana Lima; MACIEL, Carla Mendes. Formação docente, pesquisa e extensão no CAp-UFRJ: entre tradições e invenções. Rio de Janeiro: FGV, 2014. p. 9-19.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as Ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 777-821.

SOUZA, Elizeu Clementino; MIGNOT, Ana Cristina (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet; Faperj, 2008.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...