Artesanías narrativas

conversaciones entre el currículo y la formación docente

Autores/as

  • Graça Regina Franco da Silva Reis Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marina Santos Nunes de Campos Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59638

Palabras clave:

formación de profesores; investigación narrativa; creación de currículos; autoformación.

Resumen

Este texto tiene como objetivo presentar una investigación realizada en el contexto de una extensión universitaria destinada a pensar las formas en que los docentes tejen su propio conocimiento en/de la profesión, creando currículos en el día a día. Reconoce la inseparabilidad de los procedimientos metodológicos-teórico-políticos y, para ello, se vale de referentes de la investigación en la vida cotidiana y de la investigación narrativa, pensando estas narrativas como procesos artesanales. Las consideraciones provisionales apuntan que las narrativas docentes, cuando están documentadas y difundidas, además de brindar oportunidades para la autoformación de quienes las experimentan, pueden ofrecer subsidios para la formación docente y para la formulación de políticas educativas dirigidas a la formación docente.

Biografía del autor/a

Graça Regina Franco da Silva Reis, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação pelo ProPED/UERJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: curriculo, cotidiano escolar, formação de professores e pesquisa (auto)biográfica. É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão "Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades"no CAp/UFRJ e Co-coordenadora do Curso de Extensão Conversas entre Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que ocorre no CAp/UFRJ.

Marina Santos Nunes de Campos, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Atualmente é carreira de magistério do ensino básico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Citas

ALVES, Nilda. Contar o passado, analisar o presente e sonhar o futuro. In: ALVES, Nilda Guimarães; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 07-12.

ALVES, Nilda. Nós somos o que contamos: a narrativa de si como prática de formação. Salto para o futuro, Histórias de Vida e Formação de Professores, boletim n. 01, mar. 2007.

ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; GARCIA, Alexandra. Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

GARCIA, Alexandra. O encontro nos processos formativos: questões para pensar a pesquisa e a formação docente com as escolas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., Florianópolis, 2015. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 04 a 08 de outubro de 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt13-4497.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format= pdf&lang=p. Acesso em: 18 out. 2022.

MILLS, CharlesWright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

REIS, Graça Regina Franco da Silva. Por uma outra Epistemologia de Formação: conversas sobre um projeto de formação de professoras no município de Queimados. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

REIS, Graça Regina Franco da Silva; VILELA, Mariana Lima; MACIEL, Carla Mendes. Entre tradições e invenções. In: REIS, Graça Regina Franco da Silva; VILELA, Mariana Lima; MACIEL, Carla Mendes. Formação docente, pesquisa e extensão no CAp-UFRJ: entre tradições e invenções. Rio de Janeiro: FGV, 2014. p. 9-19.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as Ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 777-821.

SOUZA, Elizeu Clementino; MIGNOT, Ana Cristina (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet; Faperj, 2008.

Publicado

2023-03-30

Número

Sección

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...