Narrativas sobre os fatores que influenciaram as decisões curriculares na disciplina biologia (1992-2016)

Autores

  • Diego Adaylano Monteiro Rodrigues Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-6058-9270
  • Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59661

Palavras-chave:

história do currículo, currículo de biologia, narrativas

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender os fatores que promoveram as mudanças nas decisões e práticas curriculares ao longo da trajetória dos professores de Biologia do Liceu do Ceará, entre 1992 e 2016. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que relaciona fontes documentais e fontes orais, que utiliza entrevistas narrativas com professores de Biologia aposentados. A pesquisa foi subsidiada pela Análise Textual Discursiva (ATD). As decisões curriculares foram construídas com base em recursos   didáticos disponíveis, bem como na autonomia do coletivo dessa escola, na inspiração de experiências formativas, na busca por valorização profissional e nos exames de ingresso ao Ensino Superior. Os currículos oficiais foram coadjunvantes, apenas propiciaram a construção burocrática  dos planos de ensino e a discussão de novos conceitos no currículo escolar.

Biografia do Autor

Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UFC). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). 

Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1972), graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1971), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é professora colaboradora/ da Universidade Estadual do Ceará e professor permanente - doutora - pós-doutora da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos