Transversalidade ou dependência com a disciplinaridade?

Possibilidades de formação em gênero e sexualidades em um curso de Pedagogia

Autores

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0002-2059-6361
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Uiversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquira Filho"

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59728

Palavras-chave:

gênero e sexualidade, formação docente, pedagogia, transversalidade, disciplinaridade

Resumo

Objetiva-se analisar a percepção de graduandos(as) em Pedagogia de uma universidade pública paulista sobre as possibilidades de formação em gênero e sexualidades em seu curso. Compuseram a amostra participante 105 graduandos(as) (N=105), matriculados(as) nos quatro anos desse curso. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário composto por perguntas sobre se, quando e como os temas gênero e sexualidades foram abordados. As respostas foram analisadas com base na estatística descritiva e na literatura feminista consultada sobre gênero e sexualidades. Recorreu-se, também, à análise do Projeto Político-Pedagógico e da matriz curricular do curso. Os resultados demonstram que, embora os temas estejam aparentemente incluídos como parte de seu conteúdo curricular programático, eles se restringem à disciplina específica que o curso dispõe para sua abordagem.

Biografia do Autor

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, e Pedagogo pela mesma instituição e graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), UNESP, Campus de Assis. Foi bolsista de Iniciação Científica FAPESP em ambas graduações e foi bolsista de Mestrado do CNPq e da FAPESP. Atuou como 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC) nas gestões de 2016-2018 e de 2019-2021. Atualmente atua como Professor Tutor dos cursos de Pedagogia e licenciaturas EaD da Universidade de Marília (UNIMAR), SP/Brasil.

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Uiversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquira Filho"

Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília. Livre-Docente em Educação pela UNESP (2019). Possui um Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho-Braga-Portugal (2007) e dois Pós-Doutorados em Educação pela Universidade de Valência-Espanha (2013 e 2018).  

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Publicado

2024-11-19

Edição

Seção

Artigos