As 200 crianças do Dr. Korczak
o cinema como ferramenta pedagógica para educação em direitos humanos no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59974Palavras-chave:
educação em direitos humanos, ensino superior, cinema, Janusz KorczakResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o cinema, por meio da utilização do filme As 200 Crianças do Dr. Korczak, como uma ferramenta pedagógica, pode contribuir para a educação em direitos humanos no ensino superior de modo a combater a discriminação racial. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos levam à conclusão de que o cinema é uma ferramenta pedagógica que contribui para a construção das subjetividades dos estudantes e sensibilização para questões de direitos humanos, que devem ser tratados de forma transversal. O filme, ao mostrar o drama vivido pelas crianças judias órfãs, perseguidas pelos nazistas, assim como a determinação e humanismo de Korczak em protegê-las da desumanização, leva os estudantes a refletirem sobre as consequências da banalidade do mal e da discriminação racial, presentes na sociedade.
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