As 200 crianças do Dr. Korczak

o cinema como ferramenta pedagógica para educação em direitos humanos no ensino superior

Autores

  • Cristiane Aparecida Stoeberl Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) http://orcid.org/0000-0003-3759-0377

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59974

Palavras-chave:

educação em direitos humanos, ensino superior, cinema, Janusz Korczak

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o cinema, por meio da utilização do filme As 200 Crianças do Dr. Korczak, como uma ferramenta pedagógica, pode contribuir para a educação em direitos humanos no ensino superior de modo a combater a discriminação racial. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos levam à conclusão de que o cinema é uma ferramenta pedagógica que contribui para a construção das subjetividades dos estudantes e sensibilização para questões de direitos humanos, que devem ser tratados de forma transversal. O filme, ao mostrar o drama vivido pelas crianças judias órfãs, perseguidas pelos nazistas, assim como a determinação e humanismo de Korczak em protegê-las da desumanização, leva os estudantes a refletirem sobre as consequências da banalidade do mal e da discriminação racial, presentes na sociedade.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Stoeberl, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2020). Especialista (Pós-Graduação Latu Sensu) em Direito Civil e Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2009). Graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2008). Professora de Graduação em Direito na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2020; 2022). Professora de Graduação em Direito na Universidade do Contestado - UNC (2021 - atual)

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito. Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Editora da Revista Diálogo Educacional, da PUCPR - A2.

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Publicado

2024-12-16

Edição

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Artigos