Edição 20 (4) outubro/dezembro 2022

Autores

  • Antonio Chizzotti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1434-1441

Resumo

Ao considerar a educação e o currículo como território de formação e de experiência cidadã, a Revista e-Curriculum entende a vida permeada de tensões, de contestações e de lutas, e assume, como princípio epistemológico, a pedagogia crítica vinculada à educação transformadora e à emancipação humana. Os artigos ora publicados giram em torno da denúncia de interesses implícitos nas atuais políticas educacionais com os mecanismos de destruição perpetrados e de paradoxos reveladores de potências transformadoras que permitiram contornar, parcialmente, os problemas e agir segundo os princípios da educação democrática, da justiça e da equidade social. Nesta óptica, a presente edição compõe-se de 20 artigos, um deles de entrevista, aglutinados em torno da educação e do currículo e desdobrados em temáticas que convergem com a diversidade cultural, a contracolonização, a identidade de gênero, as políticas públicas, a formação e a prática pedagógica, a juventude, as tecnologias e seus metaversos, os algoritmos e as fake news veiculadas, a financeirização da educação, com ênfase em estudos sobre diferentes contextos e níveis de ensino.

Biografia do Autor

Antonio Chizzotti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Editorial