Edição 20 (4) outubro/dezembro 2022
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1434-1441Resumo
Ao considerar a educação e o currículo como território de formação e de experiência cidadã, a Revista e-Curriculum entende a vida permeada de tensões, de contestações e de lutas, e assume, como princípio epistemológico, a pedagogia crítica vinculada à educação transformadora e à emancipação humana. Os artigos ora publicados giram em torno da denúncia de interesses implícitos nas atuais políticas educacionais com os mecanismos de destruição perpetrados e de paradoxos reveladores de potências transformadoras que permitiram contornar, parcialmente, os problemas e agir segundo os princípios da educação democrática, da justiça e da equidade social. Nesta óptica, a presente edição compõe-se de 20 artigos, um deles de entrevista, aglutinados em torno da educação e do currículo e desdobrados em temáticas que convergem com a diversidade cultural, a contracolonização, a identidade de gênero, as políticas públicas, a formação e a prática pedagógica, a juventude, as tecnologias e seus metaversos, os algoritmos e as fake news veiculadas, a financeirização da educação, com ênfase em estudos sobre diferentes contextos e níveis de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.