Perspectivas freireanas no Currículo de Ciências

a Alfabetização Didático-Científica do Professor de Ciências do Ensino Fundamental – Anos iniciais

Autores

  • Luiz Carlos Marinho de Araújo Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0003-4385-8093
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0001-6013-7234
  • Marco Antonio Batista Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60406

Palavras-chave:

currículo, ensino de Ciências, formação permanente, epistemologia freireana

Resumo

A inserção do professor de Ciências em formações permanentes tem se apresentado propícia à superação do silenciamento presente no ensino de Ciências. Neste estudo, objetiva-se ampliar as discussões acerca do currículo para o ensino de Ciências, ancorando-nos na epistemologia freireana a partir da alfabetização didático-científica do professor de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O estudo qualitativo adotou a investigação-ação como metodologia e os instrumentos: dinâmica e discursos dos docentes participantes da pesquisa. Os dados foram examinados pela Análise do Discurso Freireana. Por resultado, constatamos a presença das visões de currículo: simplista e ampliada. Mediante um olhar ampliado, evidenciaram-se três perspectivas freireanas: diálogo, criticidade e contexto. Identificamos ainda a necessidade de formação permanente para os professores de Ciências que abarque os campos do currículo e da alfabetização didático-científica.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Marinho de Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor da Educação Básica, Itamari, BA.

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação para Ciências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, PR.

Marco Antonio Batista Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, PR.  

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2024-06-28

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Artigos