Perspectivas freireanas no Currículo de Ciências
a Alfabetização Didático-Científica do Professor de Ciências do Ensino Fundamental – Anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60406Palavras-chave:
currículo, ensino de Ciências, formação permanente, epistemologia freireanaResumo
A inserção do professor de Ciências em formações permanentes tem se apresentado propícia à superação do silenciamento presente no ensino de Ciências. Neste estudo, objetiva-se ampliar as discussões acerca do currículo para o ensino de Ciências, ancorando-nos na epistemologia freireana a partir da alfabetização didático-científica do professor de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O estudo qualitativo adotou a investigação-ação como metodologia e os instrumentos: dinâmica e discursos dos docentes participantes da pesquisa. Os dados foram examinados pela Análise do Discurso Freireana. Por resultado, constatamos a presença das visões de currículo: simplista e ampliada. Mediante um olhar ampliado, evidenciaram-se três perspectivas freireanas: diálogo, criticidade e contexto. Identificamos ainda a necessidade de formação permanente para os professores de Ciências que abarque os campos do currículo e da alfabetização didático-científica.
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