O Currículo Base do Território Catarinense
implantação, desafios e limitações do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60614Palavras-chave:
Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, Ensino Médio, Base Nacional Comum CurricularResumo
Este artigo analisou a proposta do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBTCem), publicado em 2020, a partir dos processos de implantação, desafios e limitações. Foram utilizadas as metodologias de análises bibliográfica e documental e a unidade de análise usada foi baseada na experiência formativa vivida na escola pesquisada. O estudo adotou abordagem qualitativa e a entrevista com os docentes para geração de dados, bem como identificou que esses docentes exprimem uma resistência elevada com relação à Base Nacional Comum Curricular. Embora reconheçam que o CBTCem apresenta possibilidades de inovação curricular, afirmaram que o documento traz contradições e ambiguidades em alguns componentes curriculares. Foram constatadas as seguintes preocupações: fragilidade da estrutura física das escolas estaduais e redução da carga horária dos componentes curriculares.
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