O Currículo Base do Território Catarinense

implantação, desafios e limitações do Novo Ensino Médio

Autores

  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Kelly Cristina Onofri Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60614

Palavras-chave:

Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Este artigo analisou a proposta do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBTCem), publicado em 2020, a partir dos processos de implantação, desafios e limitações. Foram utilizadas as metodologias de análises bibliográfica e documental e a unidade de análise usada foi baseada na experiência formativa vivida na escola pesquisada. O estudo adotou abordagem qualitativa e a entrevista com os docentes para geração de dados, bem como identificou que esses docentes exprimem uma resistência elevada com relação à Base Nacional Comum Curricular. Embora reconheçam que o CBTCem apresenta possibilidades de inovação curricular, afirmaram que o documento traz contradições e ambiguidades em alguns componentes curriculares. Foram constatadas as seguintes preocupações: fragilidade da estrutura física das escolas estaduais e redução da carga horária dos componentes curriculares.

Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em geografia-bacharelado e licenciatura pela Universidade da Região de Joinville (2013), Licenciado em Pedagogia pela UNINTER (2016), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Cursou o doutoramento Sanduíche na Universidade de Lisboa - Portugal (2018) no Programa de Educação. Tem experiência em tutoria à distância pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), experiência como professor orientador na especialização Cultura Digital pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), experiência como professor da Educação Básica na rede pública. Participou como avaliador do Livro Didático (PNLD) em 2019 e 2020. Especialista em Inclusão e direitos da pessoa com deficiência pelo Instituto de Educação CBI of MIAMI. Foi professor autor (conteudista) da Instituição UNIASSELVI (2016-2017). Vereador em Itapoá na gestão entre 2021-2024.

Kelly Cristina Onofri, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação (2021-2025) pela UDESC, Linha de Pesquisa: Políticas educacionais, Ensino e Formação, Grupo de Pesquisa: Ensino de Geografia, formação docente e diferentes linguagens. Possui Licenciatura em Geografia (2012) pela UNIASSELVI e em Pedagogia (2020) pela Unyleya; Especializações em: Gestão em Educação (2018) pelo IFC, Gestão e Educação Ambiental (2013), Docência no Ensino Superior (2013) e Docência no Ensino de Geografia e História (2012) realizadas na Faculdade Avantis; Mestrado em Educação (2021) na UDESC, na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologia, Grupo de Pesquisa NEXOS: Teoria Crítica Interdisciplinar-Sul. Tem experiência como docente em Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais, Tutoria no Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação) e em Gestão de documentos acadêmicos.

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Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos