"É só aplicar a fórmula: Δ = b2 - 4ac"

A indução à docência em Matemática mediada pela colaboração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60628

Palavras-chave:

indução à docência, colaboração, desenvolvimento profissional

Resumo

O artigo explora interações produzidas numa experiência de trabalho colaborativo com professoras iniciantes, a qual foi objeto de doutoramento do primeiro autor, sob orientação da segunda autora e coorientação do exterior realizada pelo terceiro autor. Objetivamos compreender que aprendizagens são propiciadas via compartilhamento de práticas profissionais por meio da videogravação de aulas de Matemática. O referencial teórico destaca perspectivas do desenvolvimento profissional, características da fase de indução à docência e aspectos da colaboração. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação estratégica, mediada pela negociação de significados da constituição da prática pedagógica. Os resultados implicam reconhecer a necessidade de investimento em estudos propositivos, nos quais professores assumem o papel de protagonistas de sua aprendizagem na busca do desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar); do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFSCar); e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente.

Professora Assistente do Departamento de Matemática e Computação (DMC); Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –UNESP, Presidente Prudente (Brasil). Doutora em Educação pela PUC/SP (2001) e mestre em Matemática pela UFSCar (1992).

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa)

Professor catedrático de Didática da Matemática, licenciado em Matemática pela Universidade de Lisboa. Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA).

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2024-12-13

Edição

Seção

Artigos