"É só aplicar a fórmula: Δ = b2 - 4ac"
A indução à docência em Matemática mediada pela colaboração
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60628Palavras-chave:
indução à docência, colaboração, desenvolvimento profissionalResumo
O artigo explora interações produzidas numa experiência de trabalho colaborativo com professoras iniciantes, a qual foi objeto de doutoramento do primeiro autor, sob orientação da segunda autora e coorientação do exterior realizada pelo terceiro autor. Objetivamos compreender que aprendizagens são propiciadas via compartilhamento de práticas profissionais por meio da videogravação de aulas de Matemática. O referencial teórico destaca perspectivas do desenvolvimento profissional, características da fase de indução à docência e aspectos da colaboração. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação estratégica, mediada pela negociação de significados da constituição da prática pedagógica. Os resultados implicam reconhecer a necessidade de investimento em estudos propositivos, nos quais professores assumem o papel de protagonistas de sua aprendizagem na busca do desenvolvimento profissional.
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