Estudo da Cultura Maker na Escola

Autores

  • Silvana Donadio Vilela Lemos Centro Universitário Senac Santo Amaro
  • José Armando Valente Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-1347-186X

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60975

Palavras-chave:

atividade maker; cultura maker; educação básica; projetos sustentáveis; tecnologias educacionais.

Resumo

A Educação Maker nas escolas pode impulsionar a transformação do trabalho pedagógico pela inversão do modelo de ensinar e aprender. De acordo com a perspectiva do aprender fazendo, o aluno é empoderado ao fabricar produtos com o uso de diferentes materiais e tecnologias. O objetivo deste artigo é discutir as contribuições de seis atividades maker para a formação dos alunos de uma escola pública de Educação Básica. A metodologia teve como base a análise dos depoimentos extraídos de relatórios elaborados por professores da escola e pela pesquisadora. Como resultado, há evidências de que os alunos em colaboração com colegas e seus professores protagonizaram a produção de três protótipos de projetos sustentáveis, com a utilização de materiais recicláveis, o reuso de objetos e o emprego de tecnologias digitais. Entre os desafios estão a articulação entre os estudos curriculares e as questões-problema que emergiram a partir das criações desenvolvidas nas atividades maker.

 

Biografia do Autor

Silvana Donadio Vilela Lemos, Centro Universitário Senac Santo Amaro

Doutorado e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Educação (Currículo), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no Centro Universitário Senac Santo Amaro.

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP.

Referências

Almeida, Maria Elizabeth B.; Valente, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

Bandoni, Aandrea. Já não se fazem objetos como antigamente. In: Megido, Victor F. (Org.). A revolução do design: conexões para o século XXI. São Paulo: Gente, 2016. p. 50-61.

Bender, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

Blikstein, Paulo. Digital fabrication and making in education: the democratization of invention. In: Walter-Herrmann, Julia; Büching, Corinne (ed.). FabLabs: of machines, makers and inventors. Bielefeld: Transcript Publishers, 2013. p. 18-30.

Bogdan, Robert; BIKLER, Sari. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; Dicei, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 maio 2022.

Brasil. Ministério da Educação. Educação é base: Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 maio 2020.

Cavallini, Ricardo. O movimento maker está morto, vida longa ao movimento maker. 2017. Disponível em: https://experience.hsm.com.br/posts/o-movimento-maker-esta-morto-longa-vida-ao-movimento-maker. Acesso em: 24 maio 2022.

Chizzotti, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Cordova, Tania; Vargas, Ingobert. Educação maker Sesi-SC: inspirações e concepção. 2016. Disponível em: https://fablearn.org/wp-content/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_108.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.

Dougherty, Dale. Somos fabricantes. TED@MotoCity. 2011. Disponível em: https://www.ted.com/talks/dale_dougherty_we_are_makers/transcript#t-136039. Acesso em: 24 maio 2022.

FORMIGUINHA Z. Direção de Tim Johnson e Eric Darnell. Canção original: The Ants Go Marching to War. Elenco: Wood Allen, Sharon Stone, Gene Hachmann et al. EUA. 1998. 1h24min. Animação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kk1xSOIk6po. Acesso em: 24 maio 2020.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 44. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Gavassa, Regina C. F. B.; Munhoz, Gislaine B.; Mello, Luci F.; Carolei, Paula. Cultura maker, aprendizagem investigativa por desafios e resolução de problemas na SME-SP (Brasil). 2016. Disponível em: http://fablearn.org/wp-content/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_127.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

Lemonica, Rodrigo; Fernandes, Luiza Regina. Maker Space e os alunos empreendedores da sustentabilidade. In: Campos, Flávio R.; Blikstein, Paulo (Orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 405-412.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando o nosso mundo: para o desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

PPP. Projeto Político Pedagógico. Escola da Rede Municipal de São Bernardo do Campo, 2017.

Santos, Verônica G.; Donnini, Sílvia de A.; Viegas, Regina M. M. Teacher training and self-sustaining network training as a strategy for teaching. Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, SP. Anais Fablearn 2019. 2019. Disponível em: https://nyc2019.fablearn.org/wp-content/uploads/2019/04/FL2019_paper_140.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

Unesco. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 24 maio 2020.

Valente, José Armando. Movimento maker: onde está o currículo? PowerPoint apresentado no V Seminário Web Currículo: educação e cultura digital. São Paulo: PUC-SP, 2017.

VIDA de inseto. Direção de John Lasseter. Produção: Pixar Animations Studios e Walt Disney Pictures. Canção original: A Bug’s Life: The Time or your Life. Elenco: Dave Foley, Kevin Spacey, Davi Hyde Pierce et al. EUA, 1998. 1h35min. Animação, son, color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B756-SfBufo. Acesso em: 24 maio 2020.

WALL-E. Direção de Andrew Stanton. Produção de Jim Morris. Canção original: Down to Earth. Elenco: Andrew Tanton, Ben Burtt, Bob Bergen et al. EUA, 2008. 1h38min. Vídeo, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SDAX0eVSRc0. Acesso em: 24 maio 2020.

Zylbersztajn, Moisés. Muito além do maker: esforços contemporâneos de produção de novos e efetivos espaços educativos. In: Teixeira, Clarissa S.; Ehlers, Ana C. S. T.; Souza, Márcio V. de (Orgs.). Educação fora da caixa: tendências para a educação no século XXI. Florianópolis: Bookess, 2015. p. 189-208.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”