Estudo da Cultura Maker na Escola
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60975Palavras-chave:
atividade maker; cultura maker; educação básica; projetos sustentáveis; tecnologias educacionais.Resumo
A Educação Maker nas escolas pode impulsionar a transformação do trabalho pedagógico pela inversão do modelo de ensinar e aprender. De acordo com a perspectiva do aprender fazendo, o aluno é empoderado ao fabricar produtos com o uso de diferentes materiais e tecnologias. O objetivo deste artigo é discutir as contribuições de seis atividades maker para a formação dos alunos de uma escola pública de Educação Básica. A metodologia teve como base a análise dos depoimentos extraídos de relatórios elaborados por professores da escola e pela pesquisadora. Como resultado, há evidências de que os alunos em colaboração com colegas e seus professores protagonizaram a produção de três protótipos de projetos sustentáveis, com a utilização de materiais recicláveis, o reuso de objetos e o emprego de tecnologias digitais. Entre os desafios estão a articulação entre os estudos curriculares e as questões-problema que emergiram a partir das criações desenvolvidas nas atividades maker.
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