A Educação do Campo como Direito Humano

reflexões sobre políticas, princípios e concepções em uma visão marxista

Autores

  • Gilberto Sousa Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI) https://orcid.org/0000-0002-4808-7761
  • Eriosvaldo Lima Barbosa Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61091

Palavras-chave:

ruralidades, Marx, educação do campo, políticas públicas

Resumo

Este artigo visa refletir sobre os desafios e possibilidades da educação do campo e sobre as relações e contradições entre educação e trabalho num viés marxista. Os instrumentos metodológicos constituem-se sob método qualitativo, analisar dissertações e teses produzidas pela ótica do Materialismo Histórico Dialético e acessadas por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Além disso, as obras dialogam sobre a origem, trabalho, políticas e conceitos da educação do campo. Observamos que existem desafios, tensões e problemas quanto à Educação do Campo que ainda expressa, em muitos casos, uma educação urbanocêntrica ligada às demandas do modo de produção capitalista. Constatou-se que a própria Base Nacional Comum Curricular demonstra alinhamento ao ideário político-ideológico do capitalismo e pode levar à precarização da formação das crianças e jovens do campo.

Biografia do Autor

Gilberto Sousa Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Licenciado em História pela Universidade Metropolitana de Santos (2020). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Francisco (2017). Especializado em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Educação São Francisco- FAESF (2019). Especializado em docência do ensino de História na Educação Básica- FEMAF (2020). Especializado em Docência do Ensino Superior- FAESF (2022). 

Eriosvaldo Lima Barbosa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia; em 2010-2011 realizou doutorado Sandwich à lUniversité de Strasbourg, no Laboratório de Cultures et Sociétés en Europa - França, através do Programa CAPES/COFECUB. Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba.  Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Piauí, lotado no Departamento de Planejamento e Política Agrícola (DPPA), ministrando Sociologia para as Ciências Agrárias e Antropologia Rural e professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS.

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Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos