A Educação do Campo como Direito Humano
reflexões sobre políticas, princípios e concepções em uma visão marxista
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61091Palavras-chave:
ruralidades, Marx, educação do campo, políticas públicasResumo
Este artigo visa refletir sobre os desafios e possibilidades da educação do campo e sobre as relações e contradições entre educação e trabalho num viés marxista. Os instrumentos metodológicos constituem-se sob método qualitativo, analisar dissertações e teses produzidas pela ótica do Materialismo Histórico Dialético e acessadas por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Além disso, as obras dialogam sobre a origem, trabalho, políticas e conceitos da educação do campo. Observamos que existem desafios, tensões e problemas quanto à Educação do Campo que ainda expressa, em muitos casos, uma educação urbanocêntrica ligada às demandas do modo de produção capitalista. Constatou-se que a própria Base Nacional Comum Curricular demonstra alinhamento ao ideário político-ideológico do capitalismo e pode levar à precarização da formação das crianças e jovens do campo.
Referências
ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
ARAÚJO, Denise Silva; ALMEIDA Maria Zeneide C. M. de. Políticas Educacionais: Refletindo sobre seus significados. Educativa, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 97-112, jan/jun. 2010. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/items/135384ba-2bc7-4cb0-844c-b69470359dc1. Acesso em: 10 jan. 2023.
BITENCOURT, Celeste Deográcias de Souza. Mészáros: o tripé trabalho capital estado e suas implicações na educação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACAEBF. Acesso em: 05 mar. 2023.
BOLONHEZI, Camilla Samira de Simoni. A educação do campo como projeto político e prática social: o caso do Colégio Estadual do Campo Izaias Rafael da Silva. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4621. Acesso em: 10 jan. 2023.
BRASIL. Programa Nacional de Educação do Campo PRONACAMPO. Brasília: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13214-documento-orientador-do-pronacampo-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 jan. 2023.
CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. In: III Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Luziânia, GO, 2007.
CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (orgs.). Por uma educação no campo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 89-131.
CÁSSIO, Fernando; CASTELLI JR., Roberto. Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
JESUS, José Pacheco. A práxis pedagógica no Centro Estadual Integrado de Educação Rural: um estudo em Educação do Campo e Agricultura Familiar em Vila Pavão/ ES. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2336. Acesso em: 10 ago. 2022.
KUHN, Angélica. Educação do campo e Ensino Médio em Agroecologia: estudo de caso da Escola 25 de Maio, Fraiburgo/SC. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10414. Acesso em: 26 de nov. 2022.
MARX, Karl; A Origem do capital: a acumulação primitiva. São Paulo Centauro: 2000.
MARX, Karl. Processo de trabalho e processo de valorização. In: ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004. p. 28-56.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1984.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARTINS, Rosilene Maria Sólon Fernandes. Direito à Educação: aspectos legais e constitucionais. Rio de Janeiro: Letra Legal, 2004.
MARTINS, José Souza de. A valorização da escola e do trabalho no meio rural. Em aberto, Brasília, v.1, n. 9, p. 167, set. 1982.
MENNUCCI, Sud. O que fiz e o que pretendia fazer: defesa e fundamentação da reforma do ensino de 1932. São Paulo: Piratininga, 1932.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MOLINA, Mônica Castagna (org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2009.
NUNES, Carlos Henrique Ferreira. Protagonismo e resistência: a educação do campo e as práticas pedagógicas na perspectiva da reapropriação da experiência no campesinato alagoano. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5922. Acesso em: 23 nov. 2022.
ROCHA, Carlos Antônio. Movimento de Reordenamento das Escolas Rurais no Município de Bela Vista de Goiás. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4020. Acesso em: 28 dez. 2022.
SILVEIRA, Dynara Martinez. Políticas Públicas de Educação Infantil no/do Campo no Brasil: 1988 a 2014. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2940. Acesso em: 15 dez. 2022.
SOUZA, Osmar Martins de. A educação na perspectiva da emancipação do trabalho em O capital de Marx. 2018. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33093. Acesso em: 20 dez. 2022.
TITTON, Mauro. O Limite da política no embate de projetos da educação do campo. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93937. Acesso em: 22 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.