Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais
tessituras curriculares no processo de (trans) formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61395Palavras-chave:
formação inicial de professores; curso de letras; tessituras curriculares para além do ensino remoto; tecnologias digitais.Resumo
Considerando o contexto pandêmico da Covid-19, esta pesquisa, do tipo qualitativa, bibliográfica, documental e de estudo de caso, tem como objetivo investigar as percepções dos licenciandos do curso de Letras quanto as suas aprendizagens. Nesse sentido, analisamos as diretrizes curriculares implementadas nesse cenário por uma universidade pública do estado do Maranhão, bem como os discursos dos discentes acerca de suas aprendizagens mediadas pelas tecnologias digitais à época. Os resultados revelam que houve significativas mudanças nas perspectivas didáticas prescritas pela instituição, ao fornecer orientações ao corpo acadêmico quanto às adaptações nas práticas de ensino/aprendizagem. Ademais, percebemos valorações positivas dos licenciandos, no que tange aos usos das tecnologias digitais como instrumentos de ensino para além do ensino remoto emergencial.
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