Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais

tessituras curriculares no processo de (trans) formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61395

Palavras-chave:

formação inicial de professores; curso de letras; tessituras curriculares para além do ensino remoto; tecnologias digitais.

Resumo

Considerando o contexto pandêmico da Covid-19, esta pesquisa, do tipo qualitativa, bibliográfica, documental e de estudo de caso, tem como objetivo investigar as percepções dos licenciandos do curso de Letras quanto as suas aprendizagens. Nesse sentido, analisamos as diretrizes curriculares implementadas nesse cenário por uma universidade pública do estado do Maranhão, bem como os discursos dos discentes acerca de suas aprendizagens mediadas pelas tecnologias digitais à época. Os resultados revelam que houve significativas mudanças nas perspectivas didáticas prescritas pela instituição, ao fornecer orientações ao corpo acadêmico quanto às adaptações nas práticas de ensino/aprendizagem. Ademais, percebemos valorações positivas dos licenciandos, no que tange aos usos das tecnologias digitais como instrumentos de ensino para além do ensino remoto emergencial.

Biografia do Autor

Ana Patricia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS/RS (2020).Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UEMA) e no Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLE/UEMA). É Pesquisadora Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e na Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB). Coordena pesquisas na graduação e na pós-graduação, dedicando-se, principalmente, aos temas: Formação inicial e continuada de professores; Interculturalidade e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq.

 

Letícia Aparecida Nunes Moraes , Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda do curso de Letras Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão - Campus Balsas. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Tatiana da Silva Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada no curso de Letras Licenciatura Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA- Campus Balsas). Foi bolsista de Iniciação Científica por 2 anos durante a faculdade com linhas de pesquisa em Linguística e Formação de Professores. Orientando de monografia com o título: "A atuação docente dos licenciandos de Letras no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no contexto remoto: ressignificando os usos das tecnologias digitais". Integrante do Grupo de Pesquisa: Multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa - MELP. Pós-graduanda em Metodologias no Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade do Vale do Juruena- AJES. 

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”