A Articulação das Diversas Áreas do Conhecimento na Perspectiva da Pedagogia Socialista
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61417Palavras-chave:
interdisciplinaridade, Pedagogia Socialista, educação, trabalhoResumo
Este ensaio problematiza a interdisciplinaridade na sala de aula a partir de conceitos próprios da Pedagogia Socialista, que tem como ponto de partida os fundamentos presentes na experiência soviética dos principais autores da época, como Krupskaya, Pistrak e Shulgin. Para isso, faz-se um levantamento sobre como o tema é tratado conceitualmente na educação e em alguns documentos oficiais brasileiros, buscando os consensos na sua polissemia; resgata ainda aspectos históricos que fragmentam e aglutinam os conhecimentos e determinam os saberes escolares; e, por fim, analisa a Pedagogia Socialista para se refletir sobre o tema da interdisciplinaridade. Conclui-se que, dadas a práxis da educação socialista e suas finalidades, a articulação entre as diversas áreas do conhecimento é dialeticamente espontânea e intencionalmente constituída, tendo a realidade e o trabalho como bases do ensino.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 4 abr. 2022.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
CHAUÍ, Marilena. Ideologia e educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 245-257, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Hkd5kq8TC4k7bgfGBY7PNds/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2022.
DALMAGRO, Sandra Luciana; MARTINS, Lucinéia Scremin. Contribuições de Marx e Engels à educação e à pedagogia. Philosophy@lisbon, Lisboa, v. 8, p. 255-277, 2018. Disponível em: http://www.philosophyatlisbon.org/userfiles/file/n_8/philosophyatlisbon8.pdf. Acesso em: 27 maio 2022.
FIOD, Edna Garcia Maciel. Interdisciplinaridade na educação: algumas reflexões. In: AUED, Bernarde W.; VENDRAMINI, Célia R. (orgs.). Temas e problemas no ensino em escolas do campo. São Paulo: Outras Expressões, 2012.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
KRUPSKAYA, Nadezhda Konstantinovna. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. Organização de Luiz Carlos de Freitas e Roseli Salete Caldart. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.
MANGINI, Fernanda Nunes Rosa. A interdisciplinaridade nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
PAZ, Fernanda Ribeiro; SANTOS, Marcos Oliveira; AGUIAR, Andrea Alcantara Lima. BNCC para atender o capital: adaptar para o sistema produtivo ou transformar pela educação? In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 24.; REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 2018, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. João Pessoa: EPEN/ANPEd, 2018. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/p/nordeste2018/trabalhos. Acesso em: 27 maio 2022.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovick. Fundamentos da escola do trabalho. Tradução Luiz Carlos Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
SANTOS, Genário dos; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; FERNANDES, Sérgio Augusto Franco. A produção científica sobre a interdisciplinaridade: uma revisão integrativa. Educação em Revista, v. 36, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38093. Acesso em: 25 maio 2022.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 12, n. 32, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 9 abr. 2017.
SHULGIN, Viktor Nikholae Vich. Rumo ao politecnismo. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.