The Articulation of Diverse Areas of Knowledge from the Perspective of Socialist Pedagogy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61417

Keywords:

interdisciplinarity, Socialist Pedagogy, education, work

Abstract

This essay problematizes interdisciplinarity in the classroom based on concepts from Socialist Pedagogy, starting with the foundations present in the Soviet experience from major authors of the time such as Krupskaya, Pistrak, and Shulgin. To do so, it surveys how the topic is conceptually treated in education and in some official Brazilian documents, seeking consensus on its polysemy; it also rescues historical aspects that fragment and aggregate knowledge, determining school knowledge; and finally, it analyzes Socialist Pedagogy to reflect on the topic of interdisciplinarity. It is concluded that given the praxis of socialist education and its goals, the articulation between the various areas of knowledge is dialectically spontaneous and intentionally constituted, with reality and work as the basis of teaching.

Author Biographies

Marcos Oliveira Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) na linha Trabalho, Educação e Política (Tep).  Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) na linha Política Pública Educacional. Pós-graduado em Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção Escolar e Gestão Escolar pela Favenorte. Licenciado em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia, e em Música, pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor efetivo do Instituto Federal Baiano do campus de Guanambi e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (Nefop/Uesb) do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). Estudou flauta-transversal pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Já atuou como supervisor pedagógico e coordenador pedagógico geral em duas secretarias municipais de educação e como gestor escolar.

Leila Pio Mororó, Universidade do Sudoeste da Bahia

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2005) e possui graduação em Pedagogia (1989). É professora Plena com dedicação exclusiva (D.E.) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, onde exerce as atividades de pesquisa, extensão e ensino na graduação e na pós-graduação stricto sensu em Educação. Coordena o grupo de pesquisa NEFOP, o qual é responsável por desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão sobre a formação de professores e o trabalho docente. Pesquisa, publica e orienta trabalhos na linha de Formação de Professores com destaque para os temas de política de formação de professores, Parfor, avaliação de cursos, trabalho docente e prática pedagógica em sua interface com as políticas educacionais.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 4 abr. 2022.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CHAUÍ, Marilena. Ideologia e educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 245-257, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Hkd5kq8TC4k7bgfGBY7PNds/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2022.

DALMAGRO, Sandra Luciana; MARTINS, Lucinéia Scremin. Contribuições de Marx e Engels à educação e à pedagogia. Philosophy@lisbon, Lisboa, v. 8, p. 255-277, 2018. Disponível em: http://www.philosophyatlisbon.org/userfiles/file/n_8/philosophyatlisbon8.pdf. Acesso em: 27 maio 2022.

FIOD, Edna Garcia Maciel. Interdisciplinaridade na educação: algumas reflexões. In: AUED, Bernarde W.; VENDRAMINI, Célia R. (orgs.). Temas e problemas no ensino em escolas do campo. São Paulo: Outras Expressões, 2012.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.

JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

KRUPSKAYA, Nadezhda Konstantinovna. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. Organização de Luiz Carlos de Freitas e Roseli Salete Caldart. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

MANGINI, Fernanda Nunes Rosa. A interdisciplinaridade nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

PAZ, Fernanda Ribeiro; SANTOS, Marcos Oliveira; AGUIAR, Andrea Alcantara Lima. BNCC para atender o capital: adaptar para o sistema produtivo ou transformar pela educação? In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 24.; REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 2018, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. João Pessoa: EPEN/ANPEd, 2018. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/p/nordeste2018/trabalhos. Acesso em: 27 maio 2022.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovick. Fundamentos da escola do trabalho. Tradução Luiz Carlos Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

SANTOS, Genário dos; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; FERNANDES, Sérgio Augusto Franco. A produção científica sobre a interdisciplinaridade: uma revisão integrativa. Educação em Revista, v. 36, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38093. Acesso em: 25 maio 2022.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 12, n. 32, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 9 abr. 2017.

SHULGIN, Viktor Nikholae Vich. Rumo ao politecnismo. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

Published

2024-05-31

Issue

Section

Artigos