La Articulación de Diversas Áreas del Conocimiento desde la Perspectiva de la Pedagogía Socialista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61417

Palabras clave:

interdisciplinariedad, Pedagogía Socialista, educación, trabajo

Resumen

Este ensayo problematiza la interdisciplinariedad en el aula a partir de conceptos propios de la Pedagogía Socialista, tomando como punto de partida los fundamentos presentes en la experiencia soviética de los principales autores de la época, como Krupskaya, Pistrak y Shulgin. Para ello, realiza un relevamiento sobre cómo se trata el tema conceptualmente en la educación y en algunos documentos oficiales brasileños, buscando los consensos en su polisemia; rescata, además, aspectos históricos que fragmentan y aglutinan los conocimientos, determinando los saberes escolares; y por último, analiza la Pedagogía Socialista para reflexionar sobre el tema de la interdisciplinariedad. Se concluye que, dada la praxis de la educación socialista y sus finalidades, la articulación entre las diversas áreas del conocimiento es dialécticamente espontánea e intencionalmente constituida, teniendo la realidad y el trabajo como base de la enseñanza.

Biografía del autor/a

Marcos Oliveira Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) na linha Trabalho, Educação e Política (Tep).  Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) na linha Política Pública Educacional. Pós-graduado em Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção Escolar e Gestão Escolar pela Favenorte. Licenciado em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia, e em Música, pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor efetivo do Instituto Federal Baiano do campus de Guanambi e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (Nefop/Uesb) do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). Estudou flauta-transversal pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Já atuou como supervisor pedagógico e coordenador pedagógico geral em duas secretarias municipais de educação e como gestor escolar.

Leila Pio Mororó, Universidade do Sudoeste da Bahia

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2005) e possui graduação em Pedagogia (1989). É professora Plena com dedicação exclusiva (D.E.) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, onde exerce as atividades de pesquisa, extensão e ensino na graduação e na pós-graduação stricto sensu em Educação. Coordena o grupo de pesquisa NEFOP, o qual é responsável por desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão sobre a formação de professores e o trabalho docente. Pesquisa, publica e orienta trabalhos na linha de Formação de Professores com destaque para os temas de política de formação de professores, Parfor, avaliação de cursos, trabalho docente e prática pedagógica em sua interface com as políticas educacionais.

Citas

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Publicado

2024-05-31

Número

Sección

Artigos