A Articulação das Diversas Áreas do Conhecimento na Perspectiva da Pedagogia Socialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61417

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, Pedagogia Socialista, educação, trabalho

Resumo

Este ensaio problematiza a interdisciplinaridade na sala de aula a partir de conceitos próprios da Pedagogia Socialista, que tem como ponto de partida os fundamentos presentes na experiência soviética dos principais autores da época, como Krupskaya, Pistrak e Shulgin. Para isso, faz-se um levantamento sobre como o tema é tratado conceitualmente na educação e em alguns documentos oficiais brasileiros, buscando os consensos na sua polissemia; resgata ainda aspectos históricos que fragmentam e aglutinam os conhecimentos e determinam os saberes escolares; e, por fim, analisa a Pedagogia Socialista para se refletir sobre o tema da interdisciplinaridade. Conclui-se que, dadas a práxis da educação socialista e suas finalidades, a articulação entre as diversas áreas do conhecimento é dialeticamente espontânea e intencionalmente constituída, tendo a realidade e o trabalho como bases do ensino.

Biografia do Autor

Marcos Oliveira Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) na linha Trabalho, Educação e Política (Tep).  Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) na linha Política Pública Educacional. Pós-graduado em Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção Escolar e Gestão Escolar pela Favenorte. Licenciado em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia, e em Música, pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor efetivo do Instituto Federal Baiano do campus de Guanambi e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (Nefop/Uesb) do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). Estudou flauta-transversal pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Já atuou como supervisor pedagógico e coordenador pedagógico geral em duas secretarias municipais de educação e como gestor escolar.

Leila Pio Mororó, Universidade do Sudoeste da Bahia

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2005) e possui graduação em Pedagogia (1989). É professora Plena com dedicação exclusiva (D.E.) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, onde exerce as atividades de pesquisa, extensão e ensino na graduação e na pós-graduação stricto sensu em Educação. Coordena o grupo de pesquisa NEFOP, o qual é responsável por desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão sobre a formação de professores e o trabalho docente. Pesquisa, publica e orienta trabalhos na linha de Formação de Professores com destaque para os temas de política de formação de professores, Parfor, avaliação de cursos, trabalho docente e prática pedagógica em sua interface com as políticas educacionais.

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Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos