Representações de professores universitários sobre o Ensino Remoto Emergencial na Amazônia Bragantina, estado do Pará-Brasil

Autores

  • Miguel Pereira de Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rogerio Andrade Maciel Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Bragança https://orcid.org/0000-0003-1673-5215

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61447

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, representações de professores, tecnologia da informação e comunicação, cultura digital

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as representações dos professores de Licenciaturas do campus universitário de Bragança sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia da covid-19, na Amazônia Bragantina. O percurso metodológico foi constituído pela Abordagem da Nova História Cultural e utilizou como instrumentos um questionário via Google Drive e o levantamento de documentos: atas, portarias, decretos e resoluções. Os resultados apontaram diversos sentidos atribuídos pelos professores universitários ao ERE: apropriação das tecnologias de informação e comunicação; conflitos imperiosos entre atividades laborais e domésticas; preocupação com a permanência dos alunos; violência tecnológica; desafio de incorporar práticas novas, sem perder as “velhas”, na construção da cultura digital na Universidade Federal do Pará, campus universitário de Bragança, estado do Pará, Brasil.

Biografia do Autor

Miguel Pereira de Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Técnico pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança (UFPA/CBRAG). Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículos nas Amazônias (NIPHECA).

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Bragança

Doutor  em Educação. Professor do Programa de Pós - Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia e Professor Adjunto  dos Cursos de Licencitura em pedagogia pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). Atualmente investiga temas relacionados as representações de educação, práticas curriculares e tecnologias educacionais.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parecer CNE/CP nº 05/2020. Reorganização do calendário Escolar e da Possibilidade de Computo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 20 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº343, de 14 de março de 2020. Autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 20 maio 2022.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343-2020. Acesso em: 21 out. 2023.

BRASIL. Portaria nº 8, de 17 de março de 2020. Estabelece o regime de trabalho remoto, em caráter temporário e excepcional, quanto ao exercício de atividades por servidores e empregados públicos dos órgãos da Presidência da República em razão do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-8-de-17-de-marco-de-2020-248564285. Acesso em: 16 out. 2023.

BURKE, Peter. O que é história cultural? 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, jan./abr. 1991. p.173-191.

COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: Editora da UFBA, 2016.

DIAS, Érica; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A educação e a covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 28, n.108, p. 545-554, fev. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2985.Acesso em: 16.02.2022.

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação no Currículo e na Formação Inicial de Professores, 2020. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2540376. Acesso em: 14 fev. 2023.

FIORI, Raquel; GOI, Mara Elisângela Jappe. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1807. Acesso em: 14 fev. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GÓES, Camila Bahia; CASSIANO, Glauber. O uso das plataformas digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/533. Acesso em: 14 fev. 2023.

GOUVEIA, Miranda. Covid-19 e acesso à água na Amazônia brasileira, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15446/ma.v12n1.88651. Acesso em: 12 abr. 2021.

G1. Últimas notícias de Coronavírus de 11 de março,2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/11/oms-declara-pandemia-de-coronavirus.ghtml. Acesso em: 21 out. 2023.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1999.

LOIOLA, Elvira Sousa Gomes. E de repente, a aula foi para o ciberespaço, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1221. Acesso em: 12 abr. 2021.

LOPES, Ana Lucia de Souza; VIEIRA, Marili Moreira da Silva. Cultura digital e aprendizagem colaborativa: estratégias virtuais pós-covid-19, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172629. Acesso em: 12 abr. 2021.

MACIEL, Rogerio Andrade. Cultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos “ingênuos” na prelazia do Guamá (1957-1980). 2019.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

MUNIZ, Érico Silva. A interiorização da covid-19 na Amazônia: reflexões sobre o passado e o presente da saúde pública. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 28, n. 3, p. 875-878, jul./set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/jpzkMm7DMGXKBXgVgdNNCHc/.Acesso em: 17.11.2021.

NUNES, Maria. O papel das estruturas territoriais na propagação da covid-19 na fronteira amazônica, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ntdirur25. Acesso em: 20 maio 2022.

UFPA. Universidade Federal do Pará. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 5.294, de 21 de agosto de 2020. Aprova, de forma excepcional e temporária, o Ensino Remoto Emergencial em diferentes níveis de ensino para os cursos ofertados pela Universidade Federal do Pará, em decorrência da situação de pandemia do novo Coronavírus - COVID-19, e dá outras providências. Disponível em: https://www.campusbreves.ufpa.br/images/documentos_institucionais/Resolucao_5294_2020_CONSEPE_ERE---do-dia-21-08-publicada-em-24-08-1.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

UFPA. Universidade Federal do Pará. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 5.453, de 14 de dezembro de 2021. Estabelece o retorno pleno das atividades acadêmicas presenciais e revoga a Resolução nº 5.294, de 21 de agosto de 2020. Disponível em: https://sege.ufpa.br/boletim_interno/downloads/resolucoes/consepe/2021/5453%20Aprova%20a%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20o%20retorno%20das%20Atividades%20Presenciais.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Edição

Seção

Artigos