Representaciones de profesores universitarios sobre Enseñanza Remota de Emergencia en la Amazonía Bragantina, estado de Pará-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61447Palabras clave:
enseñanza remota de emergencia, representaciones de los docentes, tecnología de la información y la comunicación, cultura digitalResumen
El objetivo de este artículo es discutir las representaciones de profesores de pregrado del campus universitario de Bragança sobre la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE) en tiempos de la pandemia de COVID-19, en la Amazonia Bragantina. El enfoque metodológico se basó en el Enfoque de la Nueva Historia Cultural, utilizando como instrumentos un cuestionario vía Google Drive y la recolección de documentos: actas, ordenanzas, decretos y resoluciones. Los resultados resaltaron diferentes significados atribuídos por los profesores universitarios al ERE: apropiación de las tecnologías de la información y la comunicación; conflictos imperativos entre el trabajo y las actividades domésticas; preocupación por la retención de estudiantes; violencia tecnológica; y el desafío de incorporar nuevas prácticas, sin perder las “viejas”, en la construcción de la cultura digital en la Universidad Federal de Pará, campus universitario de Bragança, estado de Pará, Brasil.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parecer CNE/CP nº 05/2020. Reorganização do calendário Escolar e da Possibilidade de Computo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 20 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº343, de 14 de março de 2020. Autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 20 maio 2022.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343-2020. Acesso em: 21 out. 2023.
BRASIL. Portaria nº 8, de 17 de março de 2020. Estabelece o regime de trabalho remoto, em caráter temporário e excepcional, quanto ao exercício de atividades por servidores e empregados públicos dos órgãos da Presidência da República em razão do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-8-de-17-de-marco-de-2020-248564285. Acesso em: 16 out. 2023.
BURKE, Peter. O que é história cultural? 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1990.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, jan./abr. 1991. p.173-191.
COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: Editora da UFBA, 2016.
DIAS, Érica; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A educação e a covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 28, n.108, p. 545-554, fev. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2985.Acesso em: 16.02.2022.
FANTIN, Mônica. Mídia-Educação no Currículo e na Formação Inicial de Professores, 2020. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2540376. Acesso em: 14 fev. 2023.
FIORI, Raquel; GOI, Mara Elisângela Jappe. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1807. Acesso em: 14 fev. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GÓES, Camila Bahia; CASSIANO, Glauber. O uso das plataformas digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/533. Acesso em: 14 fev. 2023.
GOUVEIA, Miranda. Covid-19 e acesso à água na Amazônia brasileira, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15446/ma.v12n1.88651. Acesso em: 12 abr. 2021.
G1. Últimas notícias de Coronavírus de 11 de março,2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/11/oms-declara-pandemia-de-coronavirus.ghtml. Acesso em: 21 out. 2023.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1999.
LOIOLA, Elvira Sousa Gomes. E de repente, a aula foi para o ciberespaço, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1221. Acesso em: 12 abr. 2021.
LOPES, Ana Lucia de Souza; VIEIRA, Marili Moreira da Silva. Cultura digital e aprendizagem colaborativa: estratégias virtuais pós-covid-19, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172629. Acesso em: 12 abr. 2021.
MACIEL, Rogerio Andrade. Cultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos “ingênuos” na prelazia do Guamá (1957-1980). 2019.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
MUNIZ, Érico Silva. A interiorização da covid-19 na Amazônia: reflexões sobre o passado e o presente da saúde pública. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 28, n. 3, p. 875-878, jul./set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/jpzkMm7DMGXKBXgVgdNNCHc/.Acesso em: 17.11.2021.
NUNES, Maria. O papel das estruturas territoriais na propagação da covid-19 na fronteira amazônica, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ntdirur25. Acesso em: 20 maio 2022.
UFPA. Universidade Federal do Pará. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 5.294, de 21 de agosto de 2020. Aprova, de forma excepcional e temporária, o Ensino Remoto Emergencial em diferentes níveis de ensino para os cursos ofertados pela Universidade Federal do Pará, em decorrência da situação de pandemia do novo Coronavírus - COVID-19, e dá outras providências. Disponível em: https://www.campusbreves.ufpa.br/images/documentos_institucionais/Resolucao_5294_2020_CONSEPE_ERE---do-dia-21-08-publicada-em-24-08-1.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.
UFPA. Universidade Federal do Pará. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 5.453, de 14 de dezembro de 2021. Estabelece o retorno pleno das atividades acadêmicas presenciais e revoga a Resolução nº 5.294, de 21 de agosto de 2020. Disponível em: https://sege.ufpa.br/boletim_interno/downloads/resolucoes/consepe/2021/5453%20Aprova%20a%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20o%20retorno%20das%20Atividades%20Presenciais.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista e-Curriculum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.