Representations of university professors on Emergency Remote Teaching in the Bragantina Amazon, state of Pará-Brazil

Authors

  • Miguel Pereira de Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rogerio Andrade Maciel Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Bragança https://orcid.org/0000-0003-1673-5215

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61447

Keywords:

emergency remote teaching, faculty representations, information and communication technology, digital culture

Abstract

The objective of this article is to discuss the representations of faculty members from teaching degree programs at the university campus of Bragança regarding Emergency Remote Teaching (ERT) during the COVID-19 pandemic in the Bragantina Amazon, Brazil. The methodological path is based on the New Cultural History Approach, utilizing a Google Drive questionnaire and the collection of documents: minutes, ordinances, decrees, and resolutions. The results highlighted various perceptions among university professors concerning ERT: the appropriation of information and communication technologies; pressing conflicts between work and domestic responsibilities; concerns about student retention; technological violence; and the challenge of incorporating new practices without losing the “old” ones, as they contribute to building a digital culture at the Federal University of Pará, Bragança campus, Pará, Brazil.

 

Author Biographies

Miguel Pereira de Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduated in Public Management - (2017). Master by the Graduate Program in Languages ​​and Knowledge in the Amazon - PPLSA/UFPA (2023). He is currently an Administrative Technician at the Federal University of Pará/University Campus of Capanema.

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Bragança

Doutor  em Educação. Professor do Programa de Pós - Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia e Professor Adjunto  dos Cursos de Licencitura em pedagogia pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). Atualmente investiga temas relacionados as representações de educação, práticas curriculares e tecnologias educacionais.

References

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parecer CNE/CP nº 05/2020. Reorganização do calendário Escolar e da Possibilidade de Computo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 20 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº343, de 14 de março de 2020. Autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 20 maio 2022.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343-2020. Acesso em: 21 out. 2023.

BRASIL. Portaria nº 8, de 17 de março de 2020. Estabelece o regime de trabalho remoto, em caráter temporário e excepcional, quanto ao exercício de atividades por servidores e empregados públicos dos órgãos da Presidência da República em razão do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-8-de-17-de-marco-de-2020-248564285. Acesso em: 16 out. 2023.

BURKE, Peter. O que é história cultural? 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, jan./abr. 1991. p.173-191.

COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: Editora da UFBA, 2016.

DIAS, Érica; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A educação e a covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 28, n.108, p. 545-554, fev. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2985.Acesso em: 16.02.2022.

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação no Currículo e na Formação Inicial de Professores, 2020. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2540376. Acesso em: 14 fev. 2023.

FIORI, Raquel; GOI, Mara Elisângela Jappe. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1807. Acesso em: 14 fev. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GÓES, Camila Bahia; CASSIANO, Glauber. O uso das plataformas digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/533. Acesso em: 14 fev. 2023.

GOUVEIA, Miranda. Covid-19 e acesso à água na Amazônia brasileira, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15446/ma.v12n1.88651. Acesso em: 12 abr. 2021.

G1. Últimas notícias de Coronavírus de 11 de março,2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/11/oms-declara-pandemia-de-coronavirus.ghtml. Acesso em: 21 out. 2023.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1999.

LOIOLA, Elvira Sousa Gomes. E de repente, a aula foi para o ciberespaço, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1221. Acesso em: 12 abr. 2021.

LOPES, Ana Lucia de Souza; VIEIRA, Marili Moreira da Silva. Cultura digital e aprendizagem colaborativa: estratégias virtuais pós-covid-19, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172629. Acesso em: 12 abr. 2021.

MACIEL, Rogerio Andrade. Cultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos “ingênuos” na prelazia do Guamá (1957-1980). 2019.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

MUNIZ, Érico Silva. A interiorização da covid-19 na Amazônia: reflexões sobre o passado e o presente da saúde pública. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 28, n. 3, p. 875-878, jul./set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/jpzkMm7DMGXKBXgVgdNNCHc/.Acesso em: 17.11.2021.

NUNES, Maria. O papel das estruturas territoriais na propagação da covid-19 na fronteira amazônica, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ntdirur25. Acesso em: 20 maio 2022.

UFPA. Universidade Federal do Pará. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 5.294, de 21 de agosto de 2020. Aprova, de forma excepcional e temporária, o Ensino Remoto Emergencial em diferentes níveis de ensino para os cursos ofertados pela Universidade Federal do Pará, em decorrência da situação de pandemia do novo Coronavírus - COVID-19, e dá outras providências. Disponível em: https://www.campusbreves.ufpa.br/images/documentos_institucionais/Resolucao_5294_2020_CONSEPE_ERE---do-dia-21-08-publicada-em-24-08-1.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

UFPA. Universidade Federal do Pará. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 5.453, de 14 de dezembro de 2021. Estabelece o retorno pleno das atividades acadêmicas presenciais e revoga a Resolução nº 5.294, de 21 de agosto de 2020. Disponível em: https://sege.ufpa.br/boletim_interno/downloads/resolucoes/consepe/2021/5453%20Aprova%20a%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20o%20retorno%20das%20Atividades%20Presenciais.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

Published

2024-11-19

Issue

Section

Artigos