Nexos entre Educação e Tecnologia no Ensino Remoto Emergencial

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61477

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, educação, tecnologia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações do ensino remoto emergencial sobre o processo formativo de crianças na rede pública de ensino, tendo em vista a relação entre educação e tecnologia no contexto histórico vigente. Para tanto, foi realizado um estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas, concedidas por quatro professoras que atuaram no primeiro e no segundo ano do Ensino Fundamental ao longo de 2020. A partir do referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade, é possível considerar que os prejuízos decorrentes da pandemia de Covid-19 não se caracterizam como um fenômeno isolado, tampouco restrito ao contexto do ensino remoto emergencial, mas se constituem como reflexo de um movimento imanente ao quadro histórico e estrutural que fundamenta a sociedade administrada pelo capitalismo tardio.

Biografia do Autor

Bianca Stela Luiz e Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Administradora escolar na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Integrante do grupo de pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Sul e do grupo de pesquisa EDUMIDIA. Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Roselaine Ripa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação na FAED/UDESC. É líder do Grupo de Pesquisa "Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul" (CNPQ/UDESC) e integrante do Laboratório de Cultura Digital (L@bCult/UDESC).

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Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos