Nexos entre Educação e Tecnologia no Ensino Remoto Emergencial
contradições em evidência
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61477Palavras-chave:
ensino remoto emergencial, educação, tecnologiaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações do ensino remoto emergencial sobre o processo formativo de crianças na rede pública de ensino, tendo em vista a relação entre educação e tecnologia no contexto histórico vigente. Para tanto, foi realizado um estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas, concedidas por quatro professoras que atuaram no primeiro e no segundo ano do Ensino Fundamental ao longo de 2020. A partir do referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade, é possível considerar que os prejuízos decorrentes da pandemia de Covid-19 não se caracterizam como um fenômeno isolado, tampouco restrito ao contexto do ensino remoto emergencial, mas se constituem como reflexo de um movimento imanente ao quadro histórico e estrutural que fundamenta a sociedade administrada pelo capitalismo tardio.
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