Ecologia das Mídias e a Plataformização

desafio curricular no ensino híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61503

Palavras-chave:

ecologia das mídias, plataformização, currículo, metodologias ativas participativas, ensino híbrido

Resumo

Este trabalho aborda os desafios curriculares na integração do ensino híbrido na educação superior a partir do cenário de plataformização da sociedade, considerando a perspectiva teórica da Ecologia das Mídias.  Com base em tal temática, objetiva descrever as estratégias elaboradas para integrar as plataformas de mídias digitais e as metodologias ativas participativas no ensino superior híbrido. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa-ação em uma disciplina no ensino superior híbrido. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e revisão bibliográfica. A análise de cunho qualitativo foi implementada por meio da categorização dos registros realizados pelo professor e pela tutora da disciplina.  Como resultados, constatou-se a contribuição da inovação dos modelos educacionais a partir de um currículo que possibilite adaptações em seus elementos.

Biografia do Autor

Natana Lopes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Especialista em Mídias Integradas na Educação - IFSC (2022). Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC/UFSC). Designer Instrucional no projeto – Centro de Síntese da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ Mídia e Conhecimento (LabMídia).

Marcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).  Tem experiência na área de  mídia e conhecimento, comunicação, sociologia política, Educação a Distância, mídias digitais,  atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, mídia e conhecimento, inovação na educação, educação em rede,  sociologia e tecnologia, redes e mídias sociais , análise de redes sociais (ARS), vídeo e democracia,  desenvolvimento sustentável e  tecnologias da informação e da comunicação (TIC), metodologia de pesquisa e metodologias ativas na educação. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde é um dos lideres do Grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da UFSC (CNPq) e atua no Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (DEGC-UFSC).  Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Coordenador do LabMídia (laboratório de Mídia e conhecimento) da UFSC.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”