Tecnologias digitais e currículo nas escolas públicas da região Oeste de Santa Catarina

Autores

  • Odilon Luiz Poli Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Anderson Luiz Tedesco Universidade do Oeste de Santa Catarin (Unoesc) https://orcid.org/0000-0002-7425-1748
  • Edson Cecchetti Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Kariane Batistello Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61546

Palavras-chave:

escolas públicas, tecnologias digitais, currículo, formação de professores

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as condições de integração das tecnologias digitais ao currículo das escolas públicas da Associação dos Municípios do Oeste Catarinense (AMOSC). O problema expressa-se da seguinte forma: Como se caracterizam as condições de integração das tecnologias digitais ao currículo das escolas públicas no Oeste Catarinense? Adotaram-se, nos procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa a partir de Almeida e Valente (2011), Di Felice (2020), Kenski (2007), Lévy (1999), Schlemmer et al. (2021) e Scherer e Brito (2020). Os resultados de três estudos e uma pesquisa em andamento indicaram condições de precariedade e (des)integração entre currículo e tecnologias digitais das escolas públicas. Conclui-se que há a necessidade de implementação de políticas educacionais de formação inicial e continuada de professores para atuação nas escolas públicas do Oeste Catarinense.

Biografia do Autor

Odilon Luiz Poli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela UNICAMP; professor do quadro permanentes do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas da Unochapecó

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarin (Unoesc)

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - PPGEd/Unoesc. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) - (PPGEd/Unoesc).

Edson Cecchetti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduado em Ciência da Computação, Especialista em Engenharia da Produção; Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2022). Docente do curso de Ciência da Computação da Unochapecó. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas da Unochapecó.

Kariane Batistello, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Pedagoga, Mestre em educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas da Unochapecó. Professora da rede pública municipal do município de Concórdia (SC).

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Publicado

2024-05-02

Edição

Seção

Artigos