Processos de inclusão digital no Programa Inova Educação das escolas estaduais de ensino médio integral de Sumaré-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61568

Palavras-chave:

inclusão digital, tecnologias digitais da informação e comunicação, formação docente, Programa Inova Educação

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que buscou averiguar como ocorrem os processos de inclusão digital nas práticas pedagógicas da inovação curricular Tecnologia do Programa Inova Educação em duas escolas estaduais de ensino médio integral de Sumaré/SP. Foi realizado um estudo de caso de cunho exploratório com observações simples e questionário semiestruturado aplicado a quatro docentes. Apresentamos uma das categorias analisadas na pesquisa, que investigou os processos de inclusão digital nas práticas pedagógicas docentes. Os resultados mostram que os processos de inclusão digital ainda não são potencializados nas práticas pedagógicas docentes, apontando a insuficiência de formação docente e discente no âmbito das tecnologias e enfatizando a precariedade de acesso à internet e a falta de articulação entre os materiais didáticos e o desenvolvimento da inovação curricular Tecnologia.

Biografia do Autor

Adriano Fiuza do Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas Liderança e Inovação pela Faculdade ESAMC- Campinas, Graduado em Letras Licenciatura pela Universidade Paulista UNIP, Licenciado em Pedagogia, concursado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Professor de Língua Portuguesa, atualmente Vice- Diretor de Escola Estadual do Programa Ensino Integral-SP. Estou na educação desde 2009, fui condecorado com a medalha do Núcleo MMDC Caetano de Campos- No grau de oficial, Governo do Estado de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados a educação pública. Publiquei três livros como resultados de projetos desenvolvidos em sala de aula e com autoria colaborativa de alunos dos anos iniciais, fundamental e médio.

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE).

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Publicado

2024-12-23

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Artigos