Processos de inclusão digital no Programa Inova Educação das escolas estaduais de ensino médio integral de Sumaré-SP
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61568Palavras-chave:
inclusão digital, tecnologias digitais da informação e comunicação, formação docente, Programa Inova EducaçãoResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa que buscou averiguar como ocorrem os processos de inclusão digital nas práticas pedagógicas da inovação curricular Tecnologia do Programa Inova Educação em duas escolas estaduais de ensino médio integral de Sumaré/SP. Foi realizado um estudo de caso de cunho exploratório com observações simples e questionário semiestruturado aplicado a quatro docentes. Apresentamos uma das categorias analisadas na pesquisa, que investigou os processos de inclusão digital nas práticas pedagógicas docentes. Os resultados mostram que os processos de inclusão digital ainda não são potencializados nas práticas pedagógicas docentes, apontando a insuficiência de formação docente e discente no âmbito das tecnologias e enfatizando a precariedade de acesso à internet e a falta de articulação entre os materiais didáticos e o desenvolvimento da inovação curricular Tecnologia.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Articulação, 2004.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Integração currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: Web currículo e formação de professores. 2019. Tese (Livre-Docência em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia digital: espaços e tempos de web. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5676/4002. Acesso em: 23 mar. 2023.
BONILLA, Maria Helena Silveira. Inclusão digital nas escolas. In: PINHEIRO, A. C. F.; ANANIAS, M. (org.). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. v. 2. João Pessoa: UFPB, 2009. p. 183-200.
BONILLA, Maria Helena Silveira. Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. Revista Metrovivência, ano XXII, n. 34, p. 40-60, jun. 2010.
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011.
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva, v. 33, n. 2, p. 499-521, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175- 795X.2015v33n2p499. Acesso em: 23 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 23 mar. 2023.
BRASIL. Lei n.º 14.180, de 1.º de julho de 2021. Institui a Política de Inovação Educação Conectada. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.180-de-1-de-julho-de-2021-329472130. Acesso em: 23 mar. 2021.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CETIC.br – CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação 2019. Fundação Seade. Disponível em: https://sptic.seade.gov.br/wp-content/uploads/sites/16/2020/12/SPTIC-dezembro-2020-acesso-uso-internet-estudantes-escolas.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.
CORDEIRO, Salete de Fátima Noro; BONILLA, Maria Helena Silveira. Em tempos de redes e ubiquidade: desafios para a educação. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1605-1619, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64799. Acesso em: 28 dez. 2023.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez,1995.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GÓMEZ, Angel Perez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
MARTINS, João Alberto Ramos; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. O programa escola de hackers e a formação de sujeitos protagonistas. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n. 220, p. 119-128, 2018.
MELLO, Elisângela de Fátima Fernandes; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Um processo de inclusão digital na hipermodernidade. In: TEIXEIRA, Adriano Canabarro; MARCON, Karina (org.). Inclusão digital: experiências, desafios e perspectivas. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2009. Disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/inclusao_digital.pdf. Acesso em: 1.º ago. 2021.
NEVES, Barbara Coelho. Inclusão digital na educação: ciborgues, hackers e políticas públicas. Curitiba: CRV, 2019.
PRETTO, Nelson De Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3042. Acesso: 23 mar. 2023.
RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Para além das plataformas e do tecnicismo: narrativas digitais e formação docente crítico-reflexiva. Sisyphus – Journal of Education, v. 11, p. 46-68, 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/28803. Acesso em: 27 dez. 2023.
ROJO, Roxane. Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
SEGATTO, Rodrigo; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Utilização do robô cubetto em um processo de formação docente para professores da educação básica na área da robótica educacional. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, v. 11, n. 1, p. 219-236, 1. jun. 2021.
SILVEIRA, Sergio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Inclusão digital: novas perspectivas para a informática educativa. Ijuí: Unijuí, 2010.
TEIXEIRA, Adriano Canabarro; MARCON, Karina (org.). Inclusão digital: experiências, desafios e perspectivas. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2009. Disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/inclusao_digital.pdf. Acesso em: 1.º ago. 2021.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
YIN, Robert Kuo-Zuir. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ZABALA, Antoni. Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.