Currículo, Tecnologias Digitais e Ensino (de Línguas)
o que podemos esperar da Formação Inicial de Professores?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61574Palavras-chave:
formação inicial de professores de línguas, currículo, tecnologias digitaisResumo
Este texto investiga a formação inicial de professores de línguas e a preparação para o ensino com tecnologias digitais. Especificamente, analisa como as tecnologias digitais são abordadas em currículos de cursos de Licenciatura em Letras de Universidades Públicas Federais do Rio Grande do Sul e verifica as experiências de formação e de pesquisa de seus professores. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa, ancorada em análise de conteúdo (Bardin, 2011) e dividida em duas etapas: (1) levantamento e análise dos currículos; (2) levantamento e análise de experiências de formação e de pesquisa de professores. Embora os currículos apresentem affordances para uma preparação para o ensino com tecnologias digitais, as experiências não são ofertadas para todos os alunos. Por outro lado, todos os cursos têm professores com formação e atuação na área, ainda que esse índice seja baixo.
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