Currículo, Tecnologias Digitais e Ensino (de Línguas)

o que podemos esperar da Formação Inicial de Professores?

Autores

  • Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Vetromille-Castro Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0003-3672-2390

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61574

Palavras-chave:

formação inicial de professores de línguas, currículo, tecnologias digitais

Resumo

Este texto investiga a formação inicial de professores de línguas e a preparação para o ensino com tecnologias digitais. Especificamente, analisa como as tecnologias digitais são abordadas em currículos de cursos de Licenciatura em Letras de Universidades Públicas Federais do Rio Grande do Sul e verifica as experiências de formação e de pesquisa de seus professores. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa, ancorada em análise de conteúdo (Bardin, 2011) e dividida em duas etapas: (1) levantamento e análise dos currículos; (2) levantamento e análise de experiências de formação e de pesquisa de professores. Embora os currículos apresentem affordances para uma preparação para o ensino com tecnologias digitais, as experiências não são ofertadas para todos os alunos. Por outro lado, todos os cursos têm professores com formação e atuação na área, ainda que esse índice seja baixo.

Biografia do Autor

Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Educação (2019) e Licenciada em Letras - português e espanhol (2015) pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - campus Jaguarão. Atua como Assistente em Administração também na Unipampa - campus Jaguarão.

Rafael Vetromille-Castro, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2003) e Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras stricto sensu - o qual coordenou nos biênios 2010/2012 e 2013/2015 - e professor associado na área de língua inglesa do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua na área de Linguística Aplicada, tendo especial interesse de pesquisa na Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador (CALL), no desenvolvimento linguístico e nas Teorias da Complexidade e do Caos. Em 2011, atuou como consultor junto à FAPERGS, na área de Letras e Artes. É membro do grupo de trabalho "Linguagem e Tecnologias" da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL. De 2014 a 2015, integrou o Núcleo Gestor do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF/MEC) como vice-presidente na área de uso de tecnologias para educação e ensino de idiomas. Desenvolveu projeto de pós-doutorado como pesquisador visitante na University of California/Berkeley, sob a supervisão da Dra. Claire Kramsch, no período de agosto de 2015 a junho de 2016, pelo Programa Pesquisa Pós-doutoral no Exterior/CAPES. Atualmente é Coordenador da Pós-Graduação junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Pelotas (PRPPGI/UFPel).

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Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

Artigos