As Tecnologias Digitais Móveis na EJA

territórios em movimento e a multiterritorialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61597

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; tecnologias digitais móveis na EJA; territórios; multiterritorialidade.

Resumo

O presente artigo versa sobre o encontro do território das Tecnologias Digitais Móveis com o território da Educação de Jovens e Adultos, dos significados que margeiam esse encontro e como os sentidos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialidade se inserem nesse diálogo. As reflexões apresentadas, decorrem dos dados obtidos através de uma entrevista semiestruturada aplicada com treze professores que lecionam nessa modalidade de ensino, nos Módulos I, II ou III. Como resultado, observou-se que a multiterritorialidade articula-se com o sentido de pertencimento construído bem como com as implicações atribuídas pelos professores ao uso dessas tecnologias na Educação de Jovens e Adultos, que envolve, por exemplo, a possibilidade de contribuir para o processo de alfabetização, minimizar as diferenças etárias-geracionais e preparar o aluno para o mundo de trabalho.

Biografia do Autor

Flávia Andréa dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC / UFPE. Especialista em Mídias na Educação pelo CEAD - UFPE (2012) e Psicopedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (2007). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atuou na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco como tutora, na modalidade EAD, no curso Multimeios Didáticos. Atua, na Rede Municipal de Educação do Recife, na função Técnico Pedagógica, como Professora Multiplicadora na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania do Ibura (UTEC-IBURA), desenvolvendo formação de professores e projetos pedagógicos relacionados a inserção/uso das tecnologias na educação. Atua na Rede Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes como professor I, lecionando no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Sérgio Paulino Abranches, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotado no Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atua na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, destacando principalmente os seguintes temas: uso de tecnologias digitais na educação, formação de professores e tecnologias na educação, educação e comunicação.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”