O ensino da metodologia da pesquisa científica – entrelaçando modalidades, metodologias e cenários de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61629

Palavras-chave:

metodologia científica, formação do pesquisador, ensino remoto emergencial, metodologias ativas, mestrado profissional

Resumo

Este artigo tem por objetivos refletir sobre a experiência da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o seu retorno à modalidade presencial, bem como sistematizar as lições apreendidas. Apresenta uma narrativa reflexiva, destacando os períodos pré/trans e quase pós-pandemia. Os fundamentos da disciplina estão alicerçados nos princípios da pedagogia crítica com ênfase no diálogo, na produção colaborativa, na autonomia, na criticidade, na curiosidade, na criatividade, no fortalecimento da relação prática-teoria e na relação instituição formadora e sociedade. A reflexão revelou um futuro promissor com o aprimoramento das TDICs, sua incorporação às práticas pedagógicas e a consolidação dos pressupostos adotados, embora permaneçam desafios como a equidade de acesso às tecnologias.

Biografia do Autor

Christine Barbosa Betty, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação, pedagoga, publicitária e enfermeira. Técnica em Assuntos Educacionais no CEDESS/UNIFESP e docente colaboradora no Mestrado Profissional no Ensino em Ciências da Saúde – UNIFESP.

Iraní Ferreira-Gerab, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências e docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Psicologia da Educação, docente aposentada e colaboradora do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federalde São Paulo.

Sandro Natalicio Prudêncio, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física. Técnico em assuntos educacionais no CEDESS/UNIFESP e e docente colaborador no Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde/UNIFESP.

Referências

Alducin-Ochoa, Juan Manuel; Vázquez-Martínez, Ana Isabel. Hybrid Learning: An Effective Resource in University Education? International Education Studies, v. 9, n. 8, p. 1, jul. 2016. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1110170. Acesso em: 22 mar. 2023.

Andrade, Maureen Snow. Teaching Online: A Theory-based Approach to Student Succes. Journal of Education and Training Studies. v. 3, n. 5, p. 1-9, may, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281247947_Teaching_Online_A_Theory-based_Approach_to_Student_Success. Acesso em: 22 mar. 2023.

Bail, Frederick T., Zhang, Shuqiang, Tachiyama Gary T. Effects of a Self-Regulated Learning Course on the Academic Performance and Graduation Rate of College Students in an Academic Support Program. Journal of college Reading and Learning. v.39, n. 1, p. 54-73, jul. 2008. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ816620. Acesso em: 22 mar. 2023.

Batista, Nildo Alves; Jurdi, Andréa Perosa Saigh; Carnut, Leonardo; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha; Poletto, Patricia Rios; Rossit, Rosana Aparecida Salvador; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva. Programa de Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde: aprendizagens em perspectivas. In: Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa, Rossit, Rosana Aparecida Salvador (orgs.) Saúde-Educação e os 25 anos do Cedess: sentidos e significados das caminhadas dialógicas. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo /Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, 2021. p. 47-74.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

Freitas, Adenisia Alves de. O Homem e a História na Filosofia da Práxis de Adolfo Sánchez Vázquez. Fato & Versões Revista de História, Mato Grosso do Sul, v. 5, n. 10, 2013. p. 1-10, jul. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/fatver/article/view/1296/822. Acesso em: 22 nov. 2023.

Gerab, Irani Ferreira da Silva; Sonzogno, Maria Cecilia; Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa; Conde, Simone Regina Souza da Silva (orgs.) Metodologia da Pesquisa. In: Coletânea Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde – Região Norte / Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – CEDESS. Universidade Federal de São Paulo. 2012. Disponível em: http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/cadernos_mpnorte/caderno_mpn03.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

Goedert, Lidiane; Ardt, Klalter Bez Fontana. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação, Criciúma, v. 9, n. 2, 2020 p. 104-121, 2020. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051/5402. Acesso em: 22 nov. 2023.

Lopes, Alice. Casimiro.; Borges, Veronica. Formação Docente, um projeto impossível. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 486-507, jul/set., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/3fndzqkhx7vvrGDNc3vWMVq/?lang=pt. Acesso em: 01 abr. 2023.

Moreira, Marco Antonio. ¿Al afinal, qué es aprendizaje siginificativo? Qurriculum: Revista de teoría, investigación y práctica educativa, n.5, p. 29-56, mar. 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/96956/000900432.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 abr. 2023.

Paiva, Vera Lúcia Meneses de Oliveira. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 261-266, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200001. Acesso em: 28 ago. 2023.

Rocha, Zeferino. A experiência psicanalítica: seus desafios e vicissitudes, hoje e amanhã. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, Rio de janeiro, v. 11, n. 1, p. 101-116, ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/xg3NY7rDRG3jsSWZLTFCYLz/?lang=pt#. Acesso em: 06 abr. 2023.

Soffner, Renato Kraide. A promessa de Papert: tecnologias digitais, inovação e práticas educativas. Revista de Ciências da Educação, Americana, n. 48, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/pc6csp7655aatmt3gj4mycvf2q/access/wayback/http://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/download/939/554. Acesso em: 04 abr. 2023.

Torenbeek, Marjolein; Jansen, Ellen; Suhre, Cor. Predicting undergraduates’ academic achievement: the role of the curriculum, time investment and self-regulated learning. Studies in Higher Education, v. 38, n. 9, p. 1393–1406, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225090166Predicting_undergraduates'_academic_achievement_The_role_of_the_curriculum_time_investment_and_self-regulated_learning. Acesso em: 22 mar. 2023.

Vázquez, Adolfo S. Filosofia da Praxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Artigos