O ensino da metodologia da pesquisa científica – entrelaçando modalidades, metodologias e cenários de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61629Palavras-chave:
metodologia científica, formação do pesquisador, ensino remoto emergencial, metodologias ativas, mestrado profissionalResumo
Este artigo tem por objetivos refletir sobre a experiência da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o seu retorno à modalidade presencial, bem como sistematizar as lições apreendidas. Apresenta uma narrativa reflexiva, destacando os períodos pré/trans e quase pós-pandemia. Os fundamentos da disciplina estão alicerçados nos princípios da pedagogia crítica com ênfase no diálogo, na produção colaborativa, na autonomia, na criticidade, na curiosidade, na criatividade, no fortalecimento da relação prática-teoria e na relação instituição formadora e sociedade. A reflexão revelou um futuro promissor com o aprimoramento das TDICs, sua incorporação às práticas pedagógicas e a consolidação dos pressupostos adotados, embora permaneçam desafios como a equidade de acesso às tecnologias.
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