Análise da concepção de território proposta ao Ensino de Geografia da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61642

Palavras-chave:

currículo, docência, pesquisa-ação

Resumo

Objetiva-se com esta pesquisa analisar as possibilidades didáticas de uma concepção de território integradora aplicada ao ensino de Geografia na educação básica, especificamente com a constatação efetiva de uma revisão conceitual e curricular baseada no diálogo crítico e reflexivo entre os conteúdos propostos no espaço escolar em contraposição aos que perpetuam no âmbito do espaço acadêmico-científico. O trabalho foi construído com base em aulas ministradas e na revisão documental e bibliográfica, especialmente em Luckesi (1994), Haesbaert (2006) e Cavalcanti (2017). As diretrizes de abordagens do conceito território presentes nos currículos formais o restringem quase completamente a dimensão material e econômica da realidade, sendo que essa compreensão resulta no empobrecimento do ensino de geografia, escapando dimensões fundamentais derivadas das vivências dos estudantes.

Biografia do Autor

Hudson Nascimento Sousa Filho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará e Geógrafo Licenciado atuando como professor efetivo das disciplinas de Geografia e Estudos Amazônicos. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em: 1) Tecnologias Aplicadas à Regularização Fundiária e Prevenção de Conflitos Socioambientais, Habitacionais e Sanitários; 2) Práticas de Ensino de Geografia e Estudos Amazônicos (cursando). Membro atuante em Ensino, Pesquisa e Extensão no Laboratório de Estudos Agrários e Direitos Humanos (LEADH) situado na Universidade Federal do Tocantins - Câmpus Araguaína, e no Laboratório de Estudos das Dinâmicas Territoriais na Amazônia (LEDTAM) vinculado ao Câmpus de Altamira da Universidade Federal do Pará. Atualmente construindo pesquisas com estudos voltados ao Ordenamento Territorial da Amazônia (Legal) correspondente aos estados do Pará e Tocantins, bem como também às práticas de Ensino de Geografia e Estudos Amazônicos engendradas no Território amazônida.

Mateus Monteiro Lobato, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2012) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - campus de Presidente Prudente (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, migração, estado, capitalismo, fronteira e cartografia.

Referências

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

BOLIGIAN, Levon; ALMEIDA, Rosângela Doin. A transposição didática do conceito de território no ensino de geografia. In: GERARDI, Lúcia Helena O. Ambientes: estudos de Geografia. Rio Claro: Programa de Pós-graduação em Geografia – UNESP; Associação de Geografia Teorética – AGETEO, 2003. p.235-248.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella; JULIASZ, Paula Cristiane Strina. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial, p. 160-178, 2017. Acesso em: 17, marc. 2023. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4779. Acesso em: 01 fev. 2023.

CASTRO, Iná Elias. Geografia e política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico. Revista Da ANPEGE, v. 7, n. 1, p. 193-203, 2017. https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0016. Acesso em: 01 fev. 2023.

FOUCAULT, Michel. Sobre a geografia. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 18. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p. 153-165.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIROTTO, Eduardo Donizeti. Dos PCNS a BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 30, p. 419-439, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/23781. Acesso em: 03 mar. 2023.

HAESBAERT, Rorgério. O binômio território-rede e seu significado político-cultural. In: HAESBAERT, Rorgério. Territórios alternativos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 117-128.

HAESBAERT, Rorgério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

HAESBAERT, Rorgério. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, ano IX, n. 17, p. 19-46, 2007. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13531. Acesso em: 03 mar. 2023.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MASSEY, Doreen. Globalização: o que significa para a geografia? Boletim Campineiro de Geografia, v. 7, n. 1, p. 227-235, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-campineiro/article/view/2674. Acesso em: 03 mar. 2023.

MOREIRA, Ruy. A geografia que se faz e se ensina no Brasil. In: MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso. São Paulo: Contexto, 2014. p. 95-113.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

RATZEL, Friedrich. Geografia do homem (antropogeografia). In: MORAES, Antonio Carlos Robert. Ratzel: Geografia. São Paulo: Ática, 1990. p. 32-107.

RECLUS, Élisée. O ensino de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 2022, v. 11, n. 21, p. 05-11, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1013. Acesso em: 01 fev. 2023.

SAQUET, Marcos Aurélio. As diferentes abordagens do território e a apreensão do movimento e da (i)materialidade. Geosul, v. 22, n. 43, p. 55-71, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/12646. Acesso em: 03 mar. 2023.

SAQUET, Marcos Aurélio. O território no ensino-aprendizagem de geografia. Geo UERJ, Ano 14, v. 2, n. 23, p. 699-716, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4825. Acesso em: 03 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

Artigos