Análise da concepção de território proposta ao Ensino de Geografia da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61642Palavras-chave:
currículo, docência, pesquisa-açãoResumo
Objetiva-se com esta pesquisa analisar as possibilidades didáticas de uma concepção de território integradora aplicada ao ensino de Geografia na educação básica, especificamente com a constatação efetiva de uma revisão conceitual e curricular baseada no diálogo crítico e reflexivo entre os conteúdos propostos no espaço escolar em contraposição aos que perpetuam no âmbito do espaço acadêmico-científico. O trabalho foi construído com base em aulas ministradas e na revisão documental e bibliográfica, especialmente em Luckesi (1994), Haesbaert (2006) e Cavalcanti (2017). As diretrizes de abordagens do conceito território presentes nos currículos formais o restringem quase completamente a dimensão material e econômica da realidade, sendo que essa compreensão resulta no empobrecimento do ensino de geografia, escapando dimensões fundamentais derivadas das vivências dos estudantes.
Referências
ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
BOLIGIAN, Levon; ALMEIDA, Rosângela Doin. A transposição didática do conceito de território no ensino de geografia. In: GERARDI, Lúcia Helena O. Ambientes: estudos de Geografia. Rio Claro: Programa de Pós-graduação em Geografia – UNESP; Associação de Geografia Teorética – AGETEO, 2003. p.235-248.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella; JULIASZ, Paula Cristiane Strina. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial, p. 160-178, 2017. Acesso em: 17, marc. 2023. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4779. Acesso em: 01 fev. 2023.
CASTRO, Iná Elias. Geografia e política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico. Revista Da ANPEGE, v. 7, n. 1, p. 193-203, 2017. https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0016. Acesso em: 01 fev. 2023.
FOUCAULT, Michel. Sobre a geografia. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 18. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p. 153-165.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIROTTO, Eduardo Donizeti. Dos PCNS a BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 30, p. 419-439, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/23781. Acesso em: 03 mar. 2023.
HAESBAERT, Rorgério. O binômio território-rede e seu significado político-cultural. In: HAESBAERT, Rorgério. Territórios alternativos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 117-128.
HAESBAERT, Rorgério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
HAESBAERT, Rorgério. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, ano IX, n. 17, p. 19-46, 2007. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13531. Acesso em: 03 mar. 2023.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MASSEY, Doreen. Globalização: o que significa para a geografia? Boletim Campineiro de Geografia, v. 7, n. 1, p. 227-235, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-campineiro/article/view/2674. Acesso em: 03 mar. 2023.
MOREIRA, Ruy. A geografia que se faz e se ensina no Brasil. In: MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso. São Paulo: Contexto, 2014. p. 95-113.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
RATZEL, Friedrich. Geografia do homem (antropogeografia). In: MORAES, Antonio Carlos Robert. Ratzel: Geografia. São Paulo: Ática, 1990. p. 32-107.
RECLUS, Élisée. O ensino de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 2022, v. 11, n. 21, p. 05-11, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1013. Acesso em: 01 fev. 2023.
SAQUET, Marcos Aurélio. As diferentes abordagens do território e a apreensão do movimento e da (i)materialidade. Geosul, v. 22, n. 43, p. 55-71, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/12646. Acesso em: 03 mar. 2023.
SAQUET, Marcos Aurélio. O território no ensino-aprendizagem de geografia. Geo UERJ, Ano 14, v. 2, n. 23, p. 699-716, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4825. Acesso em: 03 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.