Teorias Curriculares na Formação Inicial de Professores em Ciências e Matemática nos Institutos Federais de Educação
estado do conhecimento (2009-2022)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e63840Palavras-chave:
currículo das licenciaturas nos IFs, formação inicial docente, licenciatura nos institutos federais, ensino de ciências e matemática, estado do conhecimentoResumo
Neste artigo, investigamos as pesquisas realizadas nos últimos 13 anos em teses e dissertações sobre Currículo das Licenciaturas nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática dos Institutos Federais, do período de 2009 a 2022. O objetivo foi identificar as teorias de currículo predominantes nessas pesquisas, balizadas nos referenciais teóricos do campo de estudos curriculares, dentre eles: Bobbitt (1918), Apple (2006), Bourdieu (2013) e (Silva, 2022). O estudo teve enfoque qualitativo e a metodologia utilizada foi o Estado do Conhecimento. Os resultados nos permitiram traçar um panorama das pesquisas realizadas sobre currículo e a formação inicial docente, e destacar as tendências atuais e a necessidade de avançar em elaborações curriculares que abordem as perspectivas críticas e pós-críticas, pois existe um significativo número de currículos baseados em teorias tradicionais.
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