Contribuições do Calendário Sociocultural para a formação humana e profissional de estudantes e professores do campo
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64365Palavras-chave:
currículo escolar, pesquisa-ação pedagógica, saberes culturais, conhecimentos escolaresResumo
Este trabalho teve como objetivo compreender se a adoção de um Calendário Sociocultural pode favorecer a relação dos conhecimentos escolares com os saberes culturais da comunidade. Definiu-se como problema do estudo: como um Calendário Sociocultural pode favorecer a relação dos conhecimentos escolares com os saberes culturais da comunidade? Desenvolveu-se pesquisa-ação pedagógica, em que se utilizou a observação e o questionário para a produção dos dados. Os interlocutores foram 14 educadores da escola. O estudo encontra-se fundamentado em Arroyo (2013), Franco (2015), Freire (2014), Goitía (2012) e Giroux (1997), entre outros. Os resultados apontam que o Calendário Sociocultural é uma ferramenta que oferece meios para o desenvolvimento de práticas educativas que articulam os saberes culturais das comunidades com os conhecimentos escolares, mas para avançar é necessário garantir o planejamento participativo e a formação continuada dos professores.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
ARROYO, Miguel Gonzáles.; CALDART, Roseli Salete.; MOLINA, Mônica Castagha (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2005.
BEGNAMI, João Batista. Experiência das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) do Brasil. In: UNEB, União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (orgs.). Pedagogia da Alternância: formação em alternância e desenvolvimento sustentável. Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas-UNEFAB, 2002. p. 106-117.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf . Acesso em: 27 out. 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CEB n. 36, de 4 de dezembro de 2001. Brasília: MEF/SEB, 2001. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN362001.pdf?query=escolas%20do%20campo. Acesso em: 16 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: MEC/CME, 2010.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de (org.). Educação para a construção de um projeto de Educação do Campo. 5. ed. Brasília: UnB, 2005. p. 13-52.
CANDAU, Vera Maria. Apresentação. In: CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola (org.). Petrópolis: Vozes, 2000. p. 9-10.
DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 22 out. 2022.
EFA DE MIGUEL ALVES. Projeto Político Pedagógico. Miguel Alves, 2019.
FERNANDES, Bernardo Mançano; CERIOLI, Paulo Ricardo.; CALDART, Roseli Salete. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2005.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/105640. Acesso em: 22 out. 2022.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Morais, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa de ensino. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GANDIM, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2011.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOITÍA, Mayra Jimenez. Calendário Procdutivo Sociocultural. 2012.Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/109753759/Calendario-Productivo-Socio-Cultural. Acesso em: 17 abr. 2018.
JESUS, Janinha Gerke de. Formação de professores na pedagogia da alternância: saberes e fazeres do campo. Vitória: GM, 2011.
MELO. Raimunda Alves. Escola do Campo: saberes da cultura camponesa e conhecimentos escolares em articulação. Teresina: Edufpi, 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 9-28.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Indagações sobre o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 17-43.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, utopia e pós-modernidade. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 2013. p. 9-28.
MOREIRA, Herivelton; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
RIVERO, Yndira Torrealba. La practica del calendario productivo sociocultural en las escuelas bolivarianas del municipio Andres Eloy Blanco del Estado Lara. Revista de filosofia y sociopolitica de la educacion TERE, ano 1, 2010. Disponível em: https://go.gale.com/ps/i.do?p=IFME&u=googlescholar&id=GALE|A379640752&v=2.1&it=r&sid=IFME&asid=25136f53. Acesso em: 22 out. 2022.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1991.
TARDIN, José Maria. Cultura Camponesa In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão Popular. 2012. p. 178-186.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 17. ed. São Paulo: Libertad, 2005.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. Campinas: Papirus, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






