Contribuições do Calendário Sociocultural para a formação humana e profissional de estudantes e professores do campo

Autores

  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Jerônimo Pereira Gomes Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Antonia Dalva França-Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Ernandes Soares Araujo Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64365

Palavras-chave:

currículo escolar, pesquisa-ação pedagógica, saberes culturais, conhecimentos escolares

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender se a adoção de um Calendário Sociocultural pode favorecer a relação dos conhecimentos escolares com os saberes culturais da comunidade. Definiu-se como problema do estudo: como um Calendário Sociocultural pode favorecer a relação dos conhecimentos escolares com os saberes culturais da comunidade? Desenvolveu-se pesquisa-ação pedagógica, em que se utilizou a observação e o questionário para a produção dos dados. Os interlocutores foram 14 educadores da escola. O estudo encontra-se fundamentado em Arroyo (2013), Franco (2015), Freire (2014), Goitía (2012) e Giroux (1997), entre outros. Os resultados apontam que o Calendário Sociocultural é uma ferramenta que oferece meios para o desenvolvimento de práticas educativas que articulam os saberes culturais das comunidades com os conhecimentos escolares, mas para avançar é necessário garantir o planejamento participativo e a formação continuada dos professores.

Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista CAPES/BRASIL do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Pós-Doutorado Estratégico da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPI, em Teresina.

Jerônimo Pereira Gomes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Especialista em Educação do Campo. Graduado em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor da Rede Municipal de Educação de Miguel Alves.

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ernandes Soares Araujo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Gestão Pública pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI)  Professor da Rede Estadual de Educação do Piauí. Coordenador do Polo da Uninta EaD de Castelo do Piauí.

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Melo, R. A., Gomes, J. P., França-Carvalho, A. D., & Araujo, E. S. (2025). Contribuições do Calendário Sociocultural para a formação humana e profissional de estudantes e professores do campo. Revista E-Curriculum, 23, e64365. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64365

Edição

Seção

Artigos