O contexto político e as repercussões da BNC-Formação no cenário educacional brasileiro

Autores

  • Isabella Tolentino Prates Universidade Estadual de Montes Claros
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64391

Palavras-chave:

BNC-Formação, políticas públicas educacionais, formação de professores, Educação Básica, revisão sistemática de literatura

Resumo

Este artigo objetiva caracterizar o percurso histórico das políticas públicas educacionais para formação de professores nas últimas três décadas no Brasil, culminando com a BNC-Formação; e investigar as repercussões da BNC-Formação no contexto de produção científica educacional do Brasil. Pauta-se pela seguinte questão norteadora: quais são as repercussões da BNC-Formação no contexto de produção científica educacional do Brasil? A pesquisa, de abordagem qualitativa, resulta de uma revisão sistemática de literatura, sendo que a leitura crítica está permeada pelas ideias de autores da Pedagogia Histórico-Crítica. As análises apontam que o contexto histórico da política pública educacional no Brasil, desde 1990, indica que a aprovação da BNC-Formação faz parte de uma agenda a partir da qual prevaleceu-se os interesses neoliberais para a formação de professores, sinalizando o retorno da pedagogia das competências.

Biografia do Autor

Isabella Tolentino Prates, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010) e pós-graduação lato sensu em Educação à Distância (2013) e em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2013). Atua como docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação FaE/UFMG. Mestre em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2009), com foco no estudo da Etnomatemática. Realizou estágio de pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (2022), sob a supervisão da Profª Dra Edda Curi. É professora efetiva do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros. Atuou na Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UNIMONTES (2014 a 2018). Atua como docente orientadora de núcleos do Programa Residência Pedagógica (2018-2022/2022-). Atuou como membro da Diretoria da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, triênio 2019-2021.Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd) que dedica-se a investigações que têm como foco: Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem, Currículo, Gestão e Avaliação Educacionais.

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Prates, I. T. ., & Almeida, S. P. . N. de C. e . (2025). O contexto político e as repercussões da BNC-Formação no cenário educacional brasileiro. Revista E-Curriculum, 23, e64391. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64391

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Artigos