Tela para quê?

percepção de educadoras e familiares sobre o uso de telas em crianças na Educação Infantil

Autores

  • Raquel de Sousa Nepomuceno Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Máyra Laís de Carvalho Gomes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Lisiane Costa Claro Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64651

Palavras-chave:

tempo de tela, mediação familiar, professoras, crianças, Educação Infantil

Resumo

As mídias digitais oferecem diversas oportunidades de aprendizado para as crianças; contudo, também levantam preocupações quanto à sua repercussão no desenvolvimento infantil e nas dinâmicas familiares. Assim sendo, neste estudo, investigou-se a percepção de educadores e familiares sobre o uso de telas no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil. A pesquisa baseou-se em um referencial teórico ancorado em estudos sobre o desenvolvimento humano e o uso de mídias digitais, adotando uma abordagem exploratória quantiqualitativa, por meio de estudo de campo. Participaram professoras de duas escolas públicas e familiares de crianças. A análise dos dados foi realizada com base na proposta de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam a necessidade de formação continuada para educadores e a urgência de práticas de conscientização voltadas aos familiares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel de Sousa Nepomuceno, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal do Maranhão (PPGpsi-UFMA). Graduada em Direito (2016), Pedagogia (2018) e Estudante do 9 Período de Psicologia. Especialista em Psicopedagogia (2019), Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento pela PUC-RS (2022). Especializando em Saúde Mental na Atenção Primária de Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Possui Experiência de Trabalho como Assessora Jurídica da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão - UEMASUL. Atualmente pesquisa sobre a repercussão do tempo de telas e as características similares ao TEA em crianças nos anos iniciais de vida.

Máyra Laís de Carvalho Gomes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Psicóloga pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutora e Mestra em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando principalmente na linha de pesquisa Aprendizagem e Cognição do grupo de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE). Realizou estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE-CAPES) na Utah State University (USU - EUA), onde trabalhou com crianças diagnosticadas com autismo e fez parte do time clínico e de pesquisa do ASSERT (Autism Support Services: Education, Research and Training). Sócia fundadora da Clínica Enfance: terapias especializadas, em Fortaleza-CE. Atualmente é coorientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde na Univerisadade Federal do Tocantins (PPGECS-UFT).

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora da Universidade Federal do Pampa, no Campus de Jaguarão/RS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, no Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (PPGECS/UFT). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA FURG, na linha de Fundamentos da Educação Ambiental. Mestrado em Educação (PPGEdu/FURG) na linha de Linguagens, Culturas e Utopias. Formação em Pedagogia e História (Licenciatura e Bacharelado). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes (GEPHEA). Pesquisadora na área da Educação Popular; Educação Ambiental; Educação do Campo e História Oral. Experiência com formação docente, EJA e produções na Extensão Universitária. Desenvolve atividades extensionistas com base nos temas relacionados às tecnologias sociais como: educação nas comunidades de pesca, formação docente com base na Educação Popular, Acesso e permanência na Universidade Pública e Cultura Escolar.

Referências

AIELLO, Ana Lúcia Rossito; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Inventário Portage Operacionalizado (IPO): Revisão Sistemática. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 37, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22035. Acesso em: 17 jul. 2023.

BAPTISTA, Angela; JERUSALINSKY, Julieta (org.). Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Ágalma, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BECKER, Bianca. Infância, tecnologia e ludicidade: a visão das crianças sobre as apropriações criativas das tecnologias digitais e o estabelecimento de uma cultura lúdica contemporânea. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23851/1/BIANCA%20BECKER%20-%20TESE%20VRS%20FINAL%20%28REPOSIT%C3%93RIO%29.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

BORELLI, Alessandra. Crianças e adolescentes no mundo digital: orientações essenciais para o uso seguro e consciente das novas tecnologias. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BOZZOLA, Elena; SPINA, Giulia; RUGGIERO, Margherita; VILLANI, Alberto. Media devices in pre-school children: the recommendations of the Italian pediatric society. Italian Journal of Pediatrics, v. 44, n. 69, p. 1-5, 2018. Disponível em: https://ijponline.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13052-018-0508-7. Acesso em: 9 ago. 2023.

CAI, Jia-Yu; STRODL, Esben; YANG, Wei-Kang; YIN, Xiao-Na; WEN, Guo-Min; SUN, Deng-Li; XIAN, Dan-Xia; ZHAO, Ya-Fen; CHEN, Wei-Qing. Critical window for the association between early electronic screen exposure and hyperactive behaviors in preschool children. Psychology, Health & Medicine, v. 28, n. 8, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36927338/. Acesso em: 29 jul. 2023.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2013000200016&script=sci_abstract. Acesso em: 11 set. 2023.

CHONCHAIYA, Weerasak. Social/digital media exposure early in life associated with autistic symptoms. The Journal of Pediatrics, v. 224, p. 179-183, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32826021/. Acesso em: 26 jul. 2023.

DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças. Tradução: Mauro Filho. São Paulo: Vestígio, 2021.

DIEU-OSIKA, Sylvie; BOSSIÈRE, Marie-Claire; OSIKA, Éric. Early media overexposure syndrome must be suspected in toddlers who display speech delay with autism-like symptoms. Global Pediatric Health, v. 7, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7339902/pdf/10.1177_2333794X20925939.pdf. Aceso em: 30 jul. 2023.

DONG, Hong; BING, Wei; LI, Hong-Hua; YIN, Xiao-Jing; JIA, Fei-Yong. Correlation between screen time and autistic symptoms as well as development quotients in children with Autism Spectrum Disorder. Frontiers in Psychiatry, v. 12, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7920949/pdf/fpsyt-12-619994.pdf. Acesso em: 5 ago. 2023.

GIRARDELLO, Gilka; FANTIN, Mônica; PEREIRA, Rogério. Crianças e mídias: três polêmicas e desafios contemporâneos. Caderno CEDES, Campinas, v. 41, n. 113, p. 33-43, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/fxqKvCJzXJTNGPqvwrqFQqj/. Acesso em: 3 jan. 2023.

GUEDES, Sabrina da Conceição; MORAIS, Rosane Luzia de Souza; SANTOS, Lívia Rodrigues; LEITE, Hércules Ribeiro; NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; SANTOS, Juliana Nunes. A utilização de mídias interativas por crianças na primeira infância – um estudo epidemiológico. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 38, p. 1-7, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/kXbZdJr9Frx6JfdxwbPgYNt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023.

GUERON-SELA, Noa; GORDON-HACKER, Avigail. Longitudinal links between media use and focused attention through toddlerhood: a cumulative risk approach. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2020.569222/full. Acesso em: 18 ago. 2023.

HARLÉ, Bruno. Intensive early screen exposure as a causal factor for symptoms of autistic spectrum disorder: the case for “Virtual autism”. Trends in Neuroscience and Education, v. 17, p. 1-4, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2211949319300109?via%3Dihub. Acesso em: 3 ago. 2023.

HEFFLER, Karen Frankel; FROME, Lori R.; GULLO, Dominic F. Changes in autism symptoms associated with screen exposure: case report of two young children. Psychiatry Research Case Reports, v. 1, n. 2, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2773021222000529. Acesso em: 23 jul. 2023.

HEFFLER, Karen Frankel; SIENKO, Danielle M.; SUBEDI, Keshab; MCCANN, Kristen A.; BENNETT, David S. Association of early-life social and digital media experiences with development of autism spectrum disorder-like symptoms. JAMA Pediatrics, v. 174, n. 7, p. 690-696, 2020. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2764573. Acesso em: 8 jul. 2023.

HERMAWATI, Donna; RAHMADI, Farid Agung; SUMEKAR, Tanjung Ayu; WINARNI, Tri Indah. Early electronic screen exposure and autistic-like symptoms. Intractable & Rare Diseases Research, v. 7, n. 1, p. 69-71, 2018. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5849631/pdf/irdr-7-69.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.

HEUVEL, Meta van den; MA, Julia; BORKHOFF, Cornelia M.; KOROSHEGYI, Christine; DAI, David W. H.; PARKIN, Patricia C.; MAGUIRE, Jonathon L.; BIRKEN, Catherine S. Mobile media device use is associated with expressive language delay in 18-month-old children. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, v. 40, n. 2, p. 99-104, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30753173/. Acesso em: 12 set. 2023.

HILL, Monique Moore; GANGI, Devon; MILLER, Meghan; RAFI, Sabrina Mohamed; OZONOFF, Sally. Screen time in 36-month-olds at increased likelihood for ASD and ADHD. Infant Behavior & Development, v. 61, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32871326/. Acesso em: 19 mar. 2023.

KABALI, Hilda K.; IRIGOYEN, Matilde M.; NUNEZ-DAVIS, Rosemary; BUDAKI, Jennifer G.; MOHANTY, Sweta H.; LEISTER, Kristin P.; BONNER, Robert L. Jr. Exposure and use of mobile media devices by young children. Pediatrics, v. 136, n. 6, p. 1044-1050, 2015. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26527548/. Acesso: 8 jul. 2023.

KANG, Shimi. Tecnologia na infância: criando hábitos saudáveis para crianças em um mundo digital. São Paulo: Melhoramentos, 2021.

KARANI, Nazeera F.; SHER, Jenna; MOPHOSHO, Munyane. The influence of screen time on children’s language development: A scoping review. South African Journal of Communication Disorders, v. 69, n. 1, p. 825, 2022. Disponível em: https://journals.co.za/doi/full/10.4102/sajcd.v69i1.825. Acesso em: 23 jun. 2023.

KILBEY, Elizabeth. Como criar filhos na era digital. São Paulo: Fontanar, 2018.

KUSHIMA, Megumi; KOJIMA, Reiji; SHINOHARA, Ryoji; HORIUCHI, Sayaka; OTAWA, Sanae; OOKA, Tadao; AKIYAMA, Yuka; MIYAKE, Kunio; YOKOMICHI, Hiroshi; YAMAGATA, Zentaro. Association between screen time exposure in children at 1 year of age and Autism Spectrum Disorder at 3 years of age. JAMA Pediatrics, v. 176, n. 4, p. 384-391, 2022. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2788488. Acesso em: 4 abr. 2023.

LISSAK, Gadi. Adverse physiological and psychological effects of screen time on children and adolescents: Literature review and case study. Environmental Research, v. 164, p. 149-157, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29499467/. Acesso em: 5 abr. 2023.

LIU, Wen; TAN, Liting; HUANG, Dan; CHEN, Nan; LIU, Fang. When preschoolers use tablets: The effect of educational serious games on children’s attention development. International Journal of Human–Computer Interaction, v. 37, n. 3, p. 234-248, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10447318.2020.1818999. Acesso em: 9 jun. 2023.

NAKSHINE, Vaishnavi S.; THUTE, Preeti; NAZLI KHATIB, Mahalaqua; SARKAR, Bratati. Increased screen time as a cause of declining physical, psychological health, and sleep patterns: a literary review. Cureus, v. 14, n.10, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9638701/. Acesso em: 10 ago. 2023.

NOBRE, Juliana Nogueira P.; SANTOS, Juliana N.; SANTOS, Lívia Rodrigues; GUEDES, Sabrina da Conceição; PEREIRA, Leiziane; COSTA, Josiane Martins; MORAIS, Rosane Luzia de S. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, p. 1127-1136, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/GmStpKgyqGTtLwgCdQx8NMR/?lang=pt. Acesso em: 8 maio 2023.

NUMATA-UEMATSUL, Yurika; YOKOYAMA, Hiroyuki; SATO, Hiroki; ENDO, Wakaba; UEMATSU, Mitsugu; NARA, Chieko; KURE, Shigeo. Attachment disorder and early media exposure: Neurobehavioral symptoms mimicking autism spectrum disorder. The Journal of Medical Investigation, v. 65, n. 3-4, p. 280-282, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30282873/. Acesso em: 30 jul. 2023.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PAPALIA, Diane E.; MARTORELL, Gabriela A. Desenvolvimento humano. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2022.

PEIXOTO, Maristela Jaqueline Reis; CASSEL, Paula Argemi; BREDEMEIER, Juliana. Implicações neuropsicológicas e comportamentais na infância e adolescência a partir do uso de telas. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, ep. 1-29, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/7188/6991/113028. Acesso em: 17 abr. 2023.

PONTI, Michelle. Screen time and preschool children: Promoting health and development in a digital world. Paediatrics & Child Health, v. 28, n. 3, p. 184-202, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37205134/. Acesso em: 17 maio 2023.

PRICE, Catherine. Celular: como dar um tempo – plano de 30 dias para se livrar da ansiedade e retomar a sua vida. São Paulo: Fontanar, 2018.

RADESKY, Jenny S.; CHRISTAKIS, Dimitri A. Increased Screen time: implications for early childhood development and behavior. Pediatric Clinics of North America, v. 63, n. 5, p. 827-839, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27565361/. Acesso em: 7 fev. 2023.

RADESKY, Jenny; HINIKER, Alexis; MCLAREN, Caroline; AKGUN, Eliz; SCHALLER, Alexandria; WEEKS, Heidi M.; CAMPBELL, Scott; GEARHARDT, Ashley N. Prevalence and characteristics of manipulative design in mobile applications used by children. JAMA Network Open, v. 5, n. 6, p. 1-11, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35713902/. Acesso em: 12 ago. 2023.

RAMAN, Sajani; GUERRERO-DUBY, Sara; MCCULLOUGH, Jennifer L.; BROWN, Miraides; OSTROWSKI-DELAHANTY, Sarah; LANGKAMP, Diane; DUBY, John C. Screen exposure during daily routines and a young child’s risk for having social-emotional delay. Clinical Pediatrics, v. 56, n. 13, p. 1244-1253, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28952333/. Acesso em: 4 jul. 2020.

RATINAUD, Pierre; MARCHAND, Pascal. Application de la méthode ALCESTE à de “gros” corpus et stabilité des “mondes lexicaux”: analyse du “CableGate” avec IRAMUTEQ. In: JOURNÉES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNÉES TEXTUELLES, 11., 2012, Liège. Anais [...]. Liège: JADT, 2012. p. 835-844.

SADEGHI, Saeid; POURETEMAD, Hamid R.; SHALANI, Bita. Internet-based versus face-to-face intervention training for parents of young children with excessive screen-time and autism spectrum disorder–like symptoms: a comparative study. International Journal of Developmental Disabilities, v. 68, n. 5, p. 744-755, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36210895/. Acesso em: 5 ago. 2023.

SALES, Mary Valda Souza (org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação: Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital (2019–2021): #Menos telas, #Mais saúde. Rio de Janeiro: SBP, 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient___MenosTelas__MaisSaude.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.

SUNDQVIST, Annette; KOCH, Felix-Sebastian; BIRBERG, Ulrika; BARR, Rachel; HEIMANN, Mikael. Growing up in a digital world: digital media and the association with the child’s language development at two years of age. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.569920/full. Acesso em: 15 jul. 2023.

UEBEL, Mariana Pedrini. O cérebro na infância: um guia para pais e educadores empenhados em formar crianças felizes e realizados. São Paulo: Contexto, 2022.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos